Alunos do Uni-FACEF plantam árvores em parque ecológico

Manhã de muito sol. Calor quase insuportável. Dezenas de jovens. Enxadas nas mãos. Sob a coordenação do Sr. Jasmar Coelho Neto e sua equipe, alunos do Uni-FACEF, calouros e veteranos de todos os cursos, participaram da prova de Revitalização de Espaço Público Urbano, no Parque Ecológico João Roberto Corrêa, como parte do Trote Solidário 2012, cujo tema é a preservação do meio ambiente (“Meio ambiente. Eu quero inteiro”).

Com o importantíssimo apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, nas pessoas do Secretário Dr. Ismar Rodrigues Tavares e de Eliana Jacintho de Lima Goulart Giuberti, Coordenadora de Educação Ambiental, a prova foi realizada na manhã de 03 de março e cerca de duzentas mudas de árvores típicas do cerrado brasileiro foram plantadas pelos alunos do Uni-FACEF.

Mais do que uma prova dentro da competição anual do Trote Solidário, foi um momento de celebração, e era visível a alegria e entusiasmo com que os jovens realizavam a tarefa. E não se restringiram a plantar o número mínino exigido por equipe; plantaram mais que o solicitado no regulamento.

Para o Uni-FACEF isso demonstra que estamos no caminho certo quando prioriza-se a formação profissional com o viés do humano, do solidário, do ético, numa visão holística do ser humano. E estimula a manter a rota.

Gabriel Silva, veterano do curso de Turismo, destacou que “aquele momento foi de extrema relevância, não só por se constituir em uma prova do Trote Solidário, mas incentivar a atitude sustentável e o trabalho em equipe”.

Lucas Cruvinel Lima, calouro de Publicidade e Propaganda, disse ter vivenciado um momento incrível na realização da prova. “Pude sentir a sensação verdadeira da solidariedade, de fazer e sentir o bem. Além disso, o trabalho em equipe foi essencial para o sucesso de nossa equipe. Para mim, particularmente, foi uma lição de vida, não pela gincana em si, mas por permitir refletir sobre o planeta e a sustentabilidade. A importância dessa prova, na minha opinião, vai muito além do que podemos ver; ela está em permitir que as pessoas se conscientizem sobre questões éticas, ambientais e de cidadania”.

“A realização da prova foi pano de fundo para que cada um refletisse sobre sua postura quanto às questões da preservação do meio”, afirmou a Profa. Melissa Franchini Cavalcanti Bandos, Coordenadora do Trote Solidário, completando que o objetivo foi cumprido.

O Uni-FACEF sente-se orgulhoso por seus alunos abraçarem as causas sociais e por entenderem a importância e a urgência na sustentabilidade.

Veja o álbum de fotos