9 de julho – feriado no Estado de São Paulo

O Uni-FACEF comunica a todos que segunda-feira, dia 9 de julho de 2012, não haverá expediente (administrativo e letivo). O dia 9 de julho é feriado no Estado de São Paulo em virtude da Lei nº 9.497, de 05/03/1997, em memória ao dia em que o povo paulista iniciou a luta pelo regime democrático no País, deflagrando a Revolução Constitucionalista de 1932.

Saiba mais sobre essa data

A Revolução Constitucionalista de 1932 foi um movimento armado com o objetivo de derrubar do governo do presidente Getúlio Vargas, que havia assumido o poder em 1930. Com um governo provisório, mas de amplos poderes, Vargas fechou o Congresso Nacional, aboliu a Constituição e depôs todos os governadores.

Insatisfeita, a população iniciou protestos e manifestações, como a do dia 23 de maio, que terminou num conflito armado. A revolução acabou eclodindo no dia 9 de julho, sob o comando dos generais Bertholdo Klinger e Isidoro Dias. O levante se estendeu até o dia 2 de outubro de 1932, quando os revolucionários perderam para as tropas do governo federal. Mais de 35 mil paulistas lutaram contra 100 mil soldados de Getúlio Vargas. Cerca de 890 pessoas morreram nos combates. Getúlio Vargas permaneceu no poder até 1945, mas já em 1934 era promulgada uma nova Constituição dando início a um processo de democratização.

Fonte: Portal do Governo do Estado de São Paulo