Parceria entre Uni-FACEF e empresa de tecnologia abre portas para estudantes do curso de Sistemas de Informação

No final do semestre passado, o Centro Universitário de Franca Uni-FACEF e a empresa de consultoria em TI, FCÂMARA, que possui como clientes grandes empresas, entre elas o Magazine Luiza, firmaram parceria para estreitar a troca de conhecimento técnico e profissional. E celebraram a concretização da 1a. fase dessa parceria com a contratação, pela empresa, de 6 estagiários, alunos do curso de Sistemas de Informação, após um acirrado processo seletivo com aproximadamente 35 alunos. Como 2a. fase, a FCÂMARA em breve contará com uma unidade nas dependências do Uni-FACEF para desenvolver projetos e complementar a formação profissional e técnica, de modo contínuo, de 10 novos estagiários, também alunos do curso de Sistemas de Informação, do Uni-FACEF.

 

Leia, a seguir, entrevista com Fábio Câmara, sócio-fundador da FCÂMARA:

 

Uni-FACEF: O que é a FCÂMARA? Quais segmentos de mercado e qual o perfil de cliente que a empresa atende?

Fábio Câmara: Somos uma consultoria que nasceu a partir de um mantra: “Uma nova atitude em TI”. Começamos muito pequenos e organicamente crescemos dia-a-dia. Em pouco mais de 6 anos chegamos onde estamos hoje, com cerca de 450 consultores e 28 clientes. Hoje somos especializados em 4 verticais de negócios: e-Commerce & Varejo; Área Portuária & Turismo; Inovação (baseada em ferramentas Microsoft); Consultoria & Operações Críticas. Cada uma das nossas Unidades de Negócios tem o seu perfil próprio de cliente; por exemplo, a vertical da Área Portuária atende portos, empresas de logística, empresas aduaneiras e afins. Nossa vertical de e-Commerce & Varejo atende eletromagazines, supermercados e afins, como, por exemplo, o Magazine Luiza e o Walmart.

Uni-FACEF: Por que a escolha do Uni-FACEF, uma instituição de ensino superior na cidade de Franca (SP), para firmar uma parceria na área de tecnologia da informação?

Fábio Câmara: Primeiro escolhemos a cidade de Franca, pois é uma cidade repleta de jovens talentosos, com vontade de evoluir e escrever novas histórias. Depois pedimos indicações ao nosso cliente Magazine Luiza, pois nós gostamos de estabelecer parcerias sólidas, fundamentadas em valores humanos e sociais, e duradouras. Logo no primeiro contato nos encantamos pela visão da Uni-FACEF, pelo corpo de professores e nos apaixonamos pelos alunos. Percebemos que compartilhamos muitos valores entre nossas instituições. Também o Uni-FACEF é quem melhor representa a cidade de Franca; por isso, foi uma sorte nossa encontrarmos o Prof. Daniel Pires e identificarmos tantas sinergias logo na primeira impressão. Aproveito para agradecer muito ao Prof. Daniel Pires e ao gestor de desenvolvimento do Magazine Luiza, Davi Silva.

Uni-FACEF: Até o momento, que etapas do projeto da parceria já foram efetivamente concluídas e quais estão em andamento?

Fábio Câmara: O plano deste projeto é empírico, ou seja, especulamos algumas ideias, experimentamos na prática, avaliamos os resultados e ajustamos o rumo. Fizemos uma primeira experiência com a seleção de 6 estagiários. Até o momento, estamos muito satisfeitos e já planejamos novas experimentações a partir deste histórico. O exato tamanho desta iniciativa ainda é indefinido para a FCÂMARA. Estamos em negociações avançadas para oportunidades internacionais, e que, concretizando-se, precisaremos amplificar à décima potência nossa parceria com o Uni-FACEF. E será sempre assim.

O Uni-FACEF agradece à FCÂMARA, pela oportunidade oferecida aos nossos alunos, e ao Prof. Dr. Daniel F. Pires, Coordenador do curso de Sistemas de Informação, pelos esforços na construção e desenvolvimento dessa importante parceria.

 

Representantes do Uni-FACEF e da FCâmara

 

Representantes do Uni-FACEF e da FCÂMARA