Chefe de Departamento do Curso de Letras apresenta trabalho na Europa, em um dos mais importantes congressos de ciências da Linguagem

A Profa. Dra. Ana Lúcia Furquim Campos Toscano, Chefe de Departamento do Curso de Letras, participou do 13º ICHOLS (Conferência Internacional da História das Ciências da Linguagem), na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Vila Real, Portugal, realizada entre os dias 25 a 29 de agosto deste ano.

 

O trabalho apresentado versou sobre “A inserção de concepções linguísticas no discurso pedagógico da Língua Portuguesa: reflexões acerca da proposta curricular de Língua Portuguesa do Estado de São Paulo na década de 1980”, cujo objetivo foi verificar como são sugeridas as atividades de linguagem que evidenciam a escola como um espaço efetivamente de interação social. A partir desse estudo, pôde-se afirmar que a proposta curricular significou um avanço nas reflexões pedagógicas que, a partir de então, passaram a compreender a aprendizagem de língua materna não somente como um estudo das unidades da língua e das normas prescritas pela gramática.

 

Abertura do congresso

Professora Dra. Leonor Lopes Fávero, Profa. Dra. Regina Helena Pires de Brito e Profa. Ana Lúcia

Jantar de fechamento do congresso