Brasil e Canadá reeditam parceria e abrem inscrições para projetos conjuntos de pesquisa

Com ABRUEM-Brasília

 

Os pesquisadores brasileiros já podem se inscrever no programa CAPES-DFATD: Projetos Conjuntos de Pesquisa, oferecido pela parceria de intercâmbio científico entre a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e o DFATD (Ministério de Relações Exteriores, Comércio e Desenvolvimento do Canadá). Os interessados têm até o dia 30 de abril para submeter os projetos para análise.

O Programa CAPES-DFATD: Projetos Conjuntos de Pesquisa tem por objetivo promover as parcerias universitárias entre o Canadá e o Brasil, o intercâmbio científico entre instituições de ensino superior e intensificar a formação de recursos humanos de alto nível nos dois países em todas as áreas do conhecimento.

O programa oferece subsídios para a realização de missões de trabalho pelos líderes de projeto e bolsas de estudo para doutorandos, fomentando a cooperação universitária e a mobilidade acadêmica de estudantes brasileiros no Canadá e de estudantes canadenses no Brasil.

Os pesquisadores selecionados pelo Programa CAPES-DFATD deverão iniciar suas atividades a partir de outubro deste ano, sendo que cada projeto tem duração de dois anos, podendo ser prorrogado por mais dois anos.

Os pesquisadores brasileiros encontrarão no Canadá um ambiente estimulante e ideal para o desenvolvimento da pesquisa, um dos principais fatores da formação pós-secundária canadense. Além disso, o Canadá realiza mais investimentos em educação do que qualquer outro país do G8 per capita. Segundo dados da OECD (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), somente em 2012, 38% das atividades de Pesquisa & Desenvolvimento ocorreram nas universidades.

A educação é um dos pilares da política externa canadense no Brasil. Segundo o Embaixador do Canadá no Brasil, Jamal Khokhar, os projetos conjuntos de pesquisa têm contribuído fortemente para estreitar as relações bilaterais. “Apoiar nossos pesquisadores e instituições, bem como a mobilidade de brasileiros e canadenses, está abrindo portas para crescente aproximação entre os dois países”, afirma o Embaixador.

 

Informações sobre o processo de inscrição no Programa CAPES-DFATD:

No Brasil:

http://www.capes.gov.br/cooperacao-internacional/canada/programa-capes-dfait

No Canadá:

http://www.scholarships-bourses.gc.ca/scholarships-bourses/can/institutions/brazil-cbjp-brezil.aspx?lang=eng

 

Embaixada do Canada  |  Government of Canada  |  Gouvernement du Canada

biogenix cbd male enhancement gummies usa reviews cost ingredients scam or legit will insurance pay for male enhancement kelly clarkson jokes her stylists only want to put her in s after weight loss shorts fact check video of kelly clarkson promoting keto weight loss gummies is not authentic velofel male enhancement pills price where to buy heres how ive been using my keto gummies by goodness nutrition how to grow your penis with male enhancement pills shark tank acv keto gummies scam explained 2024 watch out shark tank keto gummies alternate day fasting for beginners to lose weight fast 2023