Professor do Uni-FACEF lança livro sobre gestão de ONGs

Na noite de 24 de março, no Espaço Cultural Walter Anawate, na Unidade II, do Uni-FACEF, será lançado o livro “Gestão de Organizações Não Governamentais”, do Prof. André Luís Centofante Alves.

O livro é fruto de dissertação de mestrado defendida e aprovada o Programa de Pós-graduação em Serviço Social, na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Campus de Franca (SP). O interesse do pesquisador pelo tema em pauta deve-se à sua condição de administrador por formação acadêmica, docente nas áreas de Administração com foco na Gestão Social e, há vários anos participando de forma ativa, como voluntário no processo de gestão de Organizações Não Governamentais (ONGs) no município de Franca (SP).

Para o Prof. Centofante Alves, docente do Uni-FACEF, a participação nas atividades dessas ONGs permitiu conhecer as dificuldades que esse tipo de organização enfrenta, principalmente no que se refere à questão da gestão. Em sua grande maioria, as instituições filantrópicas, sem fins lucrativos e de interesse público, são administradas por voluntários, geralmente sem formação acadêmica e não capacitados para a gestão, não obstante suas boas intenções, conforme Prof. Centofante. A intenção em contribuir para a melhoria desse cenário, principalmente no aspecto relativo à área administrativa, tornou-se mola propulsora para a apresentação de um projeto de pesquisa cujo objeto de estudo incide sobre a questão da gestão. Para o autor, a literatura sobre o Terceiro Setor deixa evidente seu crescimento e desenvolvimento em todo o mundo. Partindo do pressuposto de que o Estado, no Brasil, não se encontra organizado o suficiente para atender carências e necessidades das demandas sociais.

Na contracapa da obra, o Reitor do Uni-FACEF, Prof. Dr. Alfredo José Machado Neto, destaca que o livro “Gestão de Organizações Não Governamentais” abrange questões que perpassam o marketing social, a gestão de pessoas e dos recursos financeiros e a necessidade do empreendedorismo social. Destaca, ainda, que o Prof. Centofante Alves aproveita sua vasta experiência como voluntário em ONGs e pesquisador “para demonstrar a necessidade da adoção de medidas capazes de permitir a essas ONGs continuar a crescer de forma segura e sustentável, permitindo sonhar com um futuro melhor para o nosso país”.