Uni-FACEF envia carta ao Ministro da Cultura e à Capes, em apoio ao PIBID

O Uni-FACEF, na pessoa de seu Reitor, Prof. Dr. Alfredo José Machado Neto, e de sua Pró-Reitora Acadêmica, Profa. Dra. Sheila Fernandes Pimenta e Oliveira, enviou ontem, 24, carta endereçada ao Ministro da Educação e Cultural, Renato Janine Ribeiro, e ao Presidente da Capes, Dr. Carlos Afonso Nobre, na tentativa de sensibilizá-los para a importância da continuidade do PIBID e de tudo que este programa significa para o País.

O PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, mantido pela Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior, corre o risco de ser extinto, em virtude das decorrências do ajuste fiscal implantando pelo governo federal. Esses ajustes podem levar ao corte de cerca de R$ 785 milhões de reais da Capes e, por este motivo, extinguiria-se o PIBID.

O PIBID, que no Uni-FACEF existe desde 2011, tem impactado milhares de pessoas desde sua implantação em nossa IES – instituição de ensino superior. Alunos-bolsistas, pessoal de coordenação, alunos das escolas públicas atendidas, todos têm sido transformados por um programa que aproxima o ensino superior da educação básica e, dessa forma, é capaz de transformar histórias, formar cidadãos desde tenra idade, caminhando em direção à promoção humana. Extinguir o PIBID é matar possibilidades – possibilidades de construção do conhecimento e de construção da própria cidadania. Extinguir o PIBID é diminuir as possibilidades de construção do próprio desenvolvimento humano, em nossa comunidade. E também, em nosso País.

Clique abaixo e leia as cartas do Uni-FACEF, de mesmo teor, enviadas ao Ministro da Educação e Cultura e ao Presidente da Capes.

Carta ao MEC

Carta à Capes