Uni-FACEF e AIMES – em defesa da ampliação do acesso ao ensino superior

O Uni-FACEF  e outras 32 instituições municipais de ensino superior têm lutado por mais atenção dos governos federal e estadual, no que diz respeito às políticas públicas de acesso ao ensino superior. Essa associação, iniciada em julho de 2014, deu origem à AIMES – Associação das Instituições Municipais de Ensino Superior, que trabalha em defesa do ensino superior de qualidade e na busca de recursos e investimentos em ensino, pesquisa e extensão para suas afiliadas.

A AIMES-SP tem promovido encontros visando o fortalecimento das instituições e a promoção de programas que beneficiem os estudantes dessas IES. Uma das lutas da associação é instituir o Programa de Apoio à Educação Superior através das Instituições Municipais de Ensino Superior – PROIMES, que funcionaria nos mesmos moldes do Prouni, mas inteiramente voltado para instituições municipais não gratuitas. Dessa forma, se ampliaria o acesso ao ensino superior no nosso Estado.

Recentemente, a AIMES esteve presente na Feira do Estudante do Guia do Estudante Abril, no Pavilhão da Expo Center Norte, em um estande múltiplo, que representava todas as instituições que fazem parte da AIMES e que, de outra forma, ficariam impossibilitadas de participar devido ao alto custo de um evento desse porte. Dessa maneira, muitos estudantes do ensino médio, da capital paulista e de várias partes do Brasil, tiveram a oportunidade de conhecer essas instituições – a grande maioria localizada no interior paulista – e ampliar as opções de escolha para o Vestibular. Na ocasião, o Uni-FACEF contabilizou centenas de jovens que foram atendidos pessoalmente, no estande, por equipe do Uni-FACEF.

A AIMES tem crescido e, esse crescimento contribui para sua notoriedade, o que colabora para a força da associação nas negociações com os governos federal e estadual. Clique  aqui e veja matéria sobre a AIMES, publicada hoje no Diário do Grande ABC.