Uni-FACEF inaugura uma das maiores bibliotecas digitais da América Latina

Pesquisadores e estudantes do Uni-FACEF e comunidade agora possuem acesso gratuito a milhões de publicações dos melhores centros de pesquisa do mundo todo.

 

O surgimento da Web nos anos 1990 entusiasmou a comunidade científica com a possibilidade de digitalização e disponibilização, na internet, das publicações científicas produzidas pelas universidades e pelos centros de pesquisa. Anos depois, o crescimento exponencial do número de bibliotecas digitais – que se tornaram milhares em todo o mundo – levou à necessidade de integração qualificada e independente dos acervos disponíveis.

Esse cenário levou ao surgimento do consórcio Open Archives Initiative, que permite o compartilhamento e a unificação das publicações de todas as universidades participantes. O Uni-FACEF Centro Universitário Municipal de Franca, por meio da aquisição de tecnologia específica desse consórcio internacional, passa a ser, agora, um provedor de serviços da Open Archives Initiative.

Isso significa que a Biblioteca Digital Uni-FACEF oferece os acervos digitais de mais de 5 mil centros de pesquisa, entre universidades, núcleos, polos, associações de classe, revistas e repositórios institucionais de 64 países, formando um acervo de milhões de publicações, disponíveis em texto completo e gratuitamente.

No acervo digital do Uni-FACEF estão integrados os acervos digitais completos de universidades brasileiras como USP; UNICAMP; UNESP; UNB; UFRJ; UFRGS; UFSC; Fundação Getúlio Vargas, entre outras. Podem ser encontrados, também, Repositórios institucionais da área de saúde, como o da FIOCRUZ – Fundação Oswaldo Cruz; Escola Nacional de Saúde; UNASUS – Universidade Aberta do SUS. Na área legislativa, destaca-se a integração com a Biblioteca Digital do Senado Federal. Na área jurídica, oos usuários do Uni-FACEF têm acesso ao acervo digital do Supremo Tribunal de Justiça, o BDJUR. E o maior repositório digital latino-americano, o SCIELO – Scientific Electronic Library Online também está atualizado e disponibilizado integralmente para o Uni-FACEF.

Das bibliotecas internacionais, destacam-se a integração dos acervos das universidades de Harvard; Oxford; Yale; Massachusetts Institute of Technology, entre outras.

Com a Biblioteca Digital Uni-FACEF, a IES passa, agora, a integrar o PubMed, o maior e mais importante repositório internacional da área de saúde, com milhões de publicações da área médica, clínica e biológica.

Grandes acervos da cultura mundial, como o acervo digital da Biblioteca Nacional da França; da Biblioteca Nacional da Espanha; e da Biblioteca do Congresso Americano, estão também integrados e disponíveis no site do Uni-FACEF.

Com esse serviço gratuito disponível para seus estudantes, docentes e pesquisadores, o Uni-FACEF dá passos para inserção e destaque cada vez maiores na comunidade científica nacional e internacional, e confirma a sua tradição de qualidade e excelência.

Clique aqui, acesse e utilize a nova Biblioteca Digital Uni-FACEF.