Expo-PIBID movimentou o Uni-FACEF

O Uni-FACEF recebeu, nos dias 12 e 13 de novembro, estudantes do Fundamental II, das escolas Profa. Lydia Rocha Alves, Prof. Dante Guedine Filho e Mário D’Elia, para participarem da Expo-PIBID2015, organizada no hall da Unidade II (Av. Alonso y Alonso).

A Expo-PIBID é um evento anual, que apresenta as produções dos estudantes das escolas acima, as quais são assistidas pelo Uni-FACEF, no PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Desse programa, participam, ainda, estudantes dos cursos de Letras, Matemática e Psicologia. Esses bolsistas, sob a coordenação de professores do Uni-FACEF, trabalham diretamente com professores e estudantes daquelas escolas públicas.

Cada curso participante do PIBID desenvolve subprojetos, adequados à série escolar e à disciplina. Todos os temas partem da realidade do estudante da escola pública e dialogam entre si, convergindo, de forma interdisciplinar, propiciando uma visão geral de todos os subprojetos.

Foi a primeira vez que a Expo-PIBID é realizada no Uni-FACEF. Até então, o evento acontecia nas escolas. O objetivo de trazer o evento para dentro do Uni-FACEF foi aproximar ainda mais os estudantes do Ensino Fundamental II e os estudantes de todos os cursos do Uni-FACEF.

A Profa. Dra Silvia Viel, coordenadora do PIBID, no Uni-FACEF, destacou que a Expo-PIBID 2015 integra os subprojetos de forma enriquecedora, integrando os estudantes do Ensino Fundamental II das três escolas entre si, e estas com os estudantes do Uni-FACEF. Os subprojetos contemplavam operações matemáticas, leitura, sexualidade, prevenção a doenças sexualmente transmissíveis, drogas, dengue, cultura, brincadeiras de roda, releituras de “Guerra e Paz”, escrita de crônicas etc. O painel baseado em “Guerra e Paz” demonstra a visão desses jovens estudantes sobre a guerra, que formas de guerra eles têm em sua visão de mundo. O fato de apresentar a Expo-PIBID no Uni-FACEF, fazendo que as escolas participantes tragam seus estudantes para dentro do ambiente acadêmico universitário torna-se uma experiência inspiradora para muitos desses jovens, dos quais muitos deles nunca haviam estado em uma ambiente universitário. Essa vivência os leva a vislumbrar a perspectiva do acesso ao ensino superior, de forma mais contundente, destacou a Dra. Silvia Viel. Da mesma forma, para os estudantes do Uni-FACEF é uma experiência enriquecedora, uma vez que todos os cursos passam a conhecer um pouco mais a produção do PIBID, o trabalho de coordenadores, professores e bolsistas do programa.