Termina o VI SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO. “Foi um sucesso” na opinião de todos

Terminou na tarde de sexta, 01, o VI SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO e III TERCEIRO ENCONTRO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO, um evento realizado pelo Uni-FACEF em parceria com a Unesp-Franca.

O evento teve como ponto alto a presença do respeitado professor português, e Reitor Honorário da Universidade de Lisboa, o Prof. Dr. António Sampaio da Nóvoa, que apresentou a palestra “Polêmicas em torno da formação de professores”. O palestrante é doutor em Ciências da Educação (Universidade de Genebra) e em História Moderna e Contemporânea (Paris-Sorbonne).

Respeitadíssimo por suas contribuições para a área da Educação, principalmente, o Professor Nóvoa é, atualmente, catedrático do Instituto de Educação, da Universidade de Lisboa. Esse renomado professor português é autor de mais de 150 publicações, entre livros, capítulos e artigos, editadas em 12 países. As suas investigações e interesses incidem sobre história e psicologia da educação, educação comparada, e formação de professores. Em 2016, o Professor Nóvoa foi candidato independente às eleições presidenciais de Portugal.

Estiveram presentes, também, o Prof. Dr. Vítor Paro, que apresentou a palestra “Educação Escolar: muito além do senso comum”, na noite de quinta, 31; e a Profa. Dra. Daniela Melaré Vieira Barros, que apresentou, na manhã de sexta, 01, a palestra “Metodologia em EAD sob a abordagem dos estilos de uso do virtual”.

Na sexta-feira, 01, último dia do VI SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO, além da palestra da Profa. Dra. Daniela Melaré, foram realizadas as oficinas “Música brasileira no ensino fundamental”, com a Profa. Esp. Andréa Bernardini; e “Alfabetização e Letramento”, com a  Profa. Ms. Kelly Cristina Pádua Bruzegueze Miguel. Durante a tarde, foram realizadas as comunicações coordenadas do PIBID, com temática voltada para Políticas Educacionais e Desenvolvimento Regional. No encerramento, houve uma apresentação musical com a Professora Andréa Bernardini.

O Reitor do Uni-FACEF, Prof, Dr. José Alfredo de Pádua Guerra, agradece aos colaboradores da Unesp-Franca, na pessoa de sua Diretora, a Profa. Dra. Célia Maria David; agradece aos estudantes, professores e funcionários do Uni-FACEF, e agradece especialmente aos palestrantes e oficineiros, pela relevante e generosa contribuição, ao compartilharem suas experiências e visões de mundo com todos os participantes; e agradece também a todos os participantes – ouvintes e pesquisadores, todos contribuindo grandemente para o sucesso do evento, que tem se firmado cada vez mais no cenário da pesquisa e do debate sobre a Educação.