Trote Solidário Uni-FACEF 2021 – mais uma edição de sucesso

Desligado

A tradicional gincana solidária do Uni-FACEF, que tem o objetivo de acolher os Calouros, de forma humanizada e respeitosa, existente a cerca de 30 anos, teve a noite de encerramento da edição 2021 na noite de sexta-feira (9).

O TROTE SOLIDÁRIO Uni-FACEF 2021 teve início em fevereiro, logo após o início das aulas, com a participação de todos os cursos de graduação, divididos em 9 equipes. Devido às limitações e restrições impostas pelos planos de contenção da Covid-19, o formato, nesse ano, teve que ser adaptado. A prova de arrecadação de alimentos e suplementos para o Centro de Voluntários da Saúde (que serão disponibilizados para os pacientes do Hospital do Câncer de Franca) foi mantida e a prova artística, que acontecia na noite de encerramento, com a presença da Apae-Franca, foi substituída pela “Prova do Vídeo”, que consistiu na exigência de que cada equipe criasse e produzisse um vídeo com duração de 1 a 2 minutos, abordando a realidade vivida hoje (covid-19 / pandemia).

Apesar das dificuldades e limitações do distanciamento social, os Calouros, apadrinhados pelos Chefes de seus respectivos departamentos e professores, conseguiram um expressivo resultado:

  • ALIMENTOS: 5.509 Kg
  • SUPLEMENTOS: 448 latas de Ensure 400g

Na noite de encerramento, os Calouros foram recepcionados em sala virtual da plataforma Zoom e, ao lado de professores, membros da Reitoria e convidadas, assistiram aos vídeos de cada equipe e conheceram os premiados da noite: o melhor vídeo e o vencedor geral.

A abertura ficou a cargo do Prof. Dr. Alfredo José Machado Neto, reitor do Uni-FACEF, que parabenizou a todos e destacou os importantes resultados obtidos e a relevância dessa ação para a comunidade acadêmica e para a comunidade de Franca.

Além de assistirem aos vídeos produzidos pelas equipes, todos os presentes assistiram também às mini palestras das convidadas: Cynthia Milhim Ferreira (1ª Dama de Franca e Presidente do Fussol); Dalila Abrão Barini (Presidente do Centro de Voluntários da Saúde); e Ernestina Ma. de Assunção Cintra (Assistente Social da APAE, representando seu presidente, o Sr. Agenor Gado). As falas das convidadas tiveram a intermediação da Profa. Dra. Maria Cherubina de Lima Alves, que, ao final, destacou os benefícios que ações solidárias promovem para todos – tanto para quem faz, como para quem recebe.

Ao final, foram divulgados os três melhores vídeos:

  1. Comunicação Social – Publicidade e Propaganda (1.876 pontos);
  2. Enfermagem (1.800 pontos); e
  3. Medicina (1.351 pontos)

Em seguida, todos conheceram a equipe vencedora da edição 2021 do TROTE SOLIDÁRIO Uni-FACEF:

A equipe de Enfermagem, sob a liderança da Profa. Dra. Lívia M. Lopes, chefe do Departamento de Enfermagem, venceu. Mas o Uni-FACEF entende que não há vencidos, pois quem venceu foi a SOLIDARIEDADE, a vontade de ajudar, a vontade de fazer o bem e, assim, minimizar o sofrimento de tantas pessoas de nossa comunidade, que serão beneficiadas com as arrecadações, que serão destinadas ao Fussol e a entidades da cidade de Franca.

PARABÉNS A TODOS!