II COMEF termina com avaliação muito positiva

Desligado

Neurocirurgião que fez a primeira cirurgia de separação de gêmeas xifópagas, na América Latina, fez a palestra de abertura do II COMEF

O COMEF (Congresso Médico Estudantil de Franca), que está em sua segunda edição, tem o objetivo de “fortalecer o ambiente acadêmico e oferecer uma vasta gama de oficinas e palestras sobre os principais e mais atuais temas da prática em saúde, para promover o intercâmbio entre as várias faculdades de ciências da saúde da nossa e de outras regiões, e possibilitar, assim, uma rede para compartilhamento de novas experiências e vivências, agregando o saber como uma virtude”, conforme página do evento.

Com mais de quarenta palestras, sobre diversos temas, e apresentação de pesquisas acadêmicas, o II COMEF do Uni-FACEF, certamente atingiu seus objetivos e proporcionou, aos participantes, uma grande oportunidade de aprendizado e de contribuição para a formação profissional. Participar de congressos na área médica possibilita troca de experiência; atualização sobre técnicas e tendências; avanços tecnológicos na medicina, entre outros benefícios.

Palestra de abertura

A palestra de abertura do evento, na manhã de sexta-feira (05), foi ministrada pelo neurocirurgião Dr. Ricardo Santos de Oliveira, com o tema “Cirurgia de Separação das Xifópagas”, uma cirurgia realizada pelo médico, no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, em 2018, pela primeira vez na América Latina. A palestra teve a mediação do Chefe do Departamento de Medicina, o Prof. Dr. Frederico Alonso Sabino de Freitas,

O palestrante

Livre Docente do Departamento de Cirurgia e Anatomia, da Faculdade de Medicina da USP-Ribeirão Preto (SP), o Dr. Ricardo Santos de Oliveira tem vasta experiência em Neurocirurgia Pediátrica e Neuroncologia, além de ser pesquisador na área. Em 2018, depois de 1 ano e meio de preparo e de 20 horas de cirurgia, as gêmeas Maria Ysabelle e Maria Ysadora forma, enfim, separadas. O Dr. Ricardo Oliveira relatou, em sua participação na abertura do II COMEF, aquela experiência que foi, sem dúvida, um imenso desafio para a cirurgia neuropediátrica.

Depoimentos

O Presidente de Honra e professor responsável pelo II COMEF, Prof. Me. Rogério Dutra Bandos, afirmou que “O COMEF do Uni-FACEF foi organizado com os estudantes e para os estudantes de Medicina. Eles são os maiores responsáveis pelo sucesso do evento. Foram meses de reuniões e muito networking, para, em dois dias intensos, oferecermos 52 palestras de altíssimo nível à comunidade acadêmica, além de apresentações e premiações de trabalhos. Agradeço ao Uni-FACEF pelo total apoio e aos professores convidados pela disponibilidade. Por fim, parabenizo nossa comissão organizadora e a todos os estudantes, que se empenharam em fazer essa inesquecível experiência acontecer”.

“Em sua segunda edição, dessa vez on-line devido à pandemia de COVID-19, o II COMEF vem para fortalecer a tradição criada pelo Centro Acadêmico Maria Augusta Estrella (CAMAE), do qual tive a honra de ser presidente durante a gestão 2020/2021. O COMEF é um congresso médico-estudantil, criado em 2019, e organizado pelos estudantes da diretoria do CAMAE e estudantes membros, em parceria com o Uni-FACEF. A atuação conjunta entre as partes é essencial para a realização e sucesso do congresso. Sendo assim, não poderia deixar de agradecer todo o apoio e incentivo que recebemos do Uni-FACEF, aos membros da comissão organizadora do II COMEF, ao Professor Rogério Dutra Bandos, pela orientação e dedicação, e aos meus colegas Mateus Geron (Vice-Presidente) e Laura Anawate (Diretora Científica), por toda a parceria durante esse ano de organização. Foi extremamente gratificante fazer parte disso tudo. Aos  responsáveis do III COMEF, desejo um bom trabalho e que a experiência do processo seja tão prazerosa quanto foi para nós”, afirmou a estudante do curso de Medicina e presidente do II COMEF, Natália Carvalho.

Agradecimentos

O Uni-FACEF e seu Departamento de Medicina, nas pessoas do Prof. Dr. Alfredo José Machado Neto e Prof. Dr. Frederico A. S. de Freitas, Reitor e Chefe do Departamento de Medicina, respectivamente, agradecem e parabenizam a todos os envolvidos, pelo sucesso do evento. E agradecem, de forma especial, ao Dr. Ricardo Santos de Oliveira, por sua participação no II COMEF e pela valiosa oportunidade de aprendizado oferecida aos estudantes e demais participantes.

#unifacef #graduacao #medicina #congresso #congressodeestudantes #comef #francasp