Mestrado Uni-FACEF abre inscrições

Desligado

Recomendado pela Capes, o Mestrado Uni-FACEF é acadêmico e interdisciplinar

O Mestrado em Desenvolvimento Regional, do Uni-FACEF, está com inscrições abertas para a seleção de Alunos Regulares e Alunos Especiais.

Aluno Regular

O Aluno Regular é aquele que submeteu-se ao processo seletivo (prova de conhecimentos específicos, prova em língua estrangeira, projeto de pesquisa, entrevista), foi aprovado e, dessa forma, ingressa no programa. Ele deve cursar regularmente as disciplinas, cumprindo seus respectivos créditos dentro do tempo previsto (24 meses).

Para ingressar como Aluno Regular, no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional (PPGDR), do Uni-FACEF, o interessado deverá inscrever-se de 10 de Janeiro de 2022 a 31 de maio de 2022, no site (clique aqui).

Para acessar o Edital, clique aqui.

Aluno Especial

O interessado em ingressar na condição de Aluno Especial, inicialmente, deverá inscrever-se em uma disciplina, sem necessidade de submeter-se ao processo seletivo. Ele deverá cumprir as exigências e os créditos da disciplina escolhida, tal qual o Aluno Regular. Após cursar disciplinas na condição de “Aluno Especial“, ele deverá submeter-se a um processo seletivo para, então, ingressar no Programa de Mestrado, como Aluno Regular, condição indispensável para cumprir as demais disciplinas, enquanto trabalha em sua pesquisa, dando sequência à sua pretensão de receber o título de Mestre, após a defesa e aprovação de sua dissertação.

Para ingressar como Aluno Especial, no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional (PPGDR), do Uni-FACEF, o interessado deverá inscrever-se de até 23 de fevereido de 2022.

Para ver as condições para ingresso como Aluno Especial, clique aqui.

Mestrado Acadêmico e Interdisciplinar

O Mestrado em Desenvolvimento Regional, do Uni-FACEF, é acadêmico e interdisciplinar. Mas o que isto significa?

Um Mestrado Acadêmico é voltado para a academia, para a universidade. Essa modalidade foca mais na pesquisa, na produção de novos conhecimentos e na atuação em sala de aula.

Ao dizer que nosso Mestrado em Desenvolvimento Regional, é Interdisciplinar, significa que ele contempla as diversas áreas do conhecimento, as diversas formações acadêmicas, podendo nele ingressar graduados nas mais diversas áreas do ensino superior. Isso para que o olhar sobre o objeto de estudo seja interdisciplinar, seja de todas as áreas (educação, saúde, tecnologia, direito, arte, comunicação etc)m de forma que o próprio conhecimento, bem como os processos, as práticas, os saberes produzidos, contribuam para a compreensão/transformação da realidade enquanto fenômeno marcado pela diversidade de aspectos e que necessita de olhares múltiplos para a atuação nela.

Linhas de Pesquisa

O Mestrado em Desenvolvimento Regional, do Uni-FACEF, possui duas Linhas de Pesquisa. Veja abaixo:

  • DESENVOLVIMENTO SOCIAL E POLÍTICAS PÚBLICAS
    • Enfoca o estudo das ações a efeito por agentes públicos e privados com o objetivo de promover o bem-estar social em suas múltiplas dimensões. Aborda de modo especial a investigação do papel desempenhado pelas políticas públicas na construção de mecanismos que contribuam para a efetiva redução da desigualdade social e promoção da cidadania.
  • DINÂMICAS TERRITORIAIS E DESENVOLVIMENTO REGIONAL
    • Considera as articulações entre as diversas escalas (local, regional, nacional e global) e propõe estudos sobre as diferentes dinâmicas territoriais, enquanto atitudes/estratégias de reação ao movimento global. Aborda a composição das estruturas produtivas (setorial e regional), o papel da governança, os impactos da globalização e da reestruturação produtiva, os aspectos culturais modeladores de identidades regionais e as questões da saúde, educação e sócio ambientais. A linha de pesquisa abrange também a contribuição da tecnologia, sobretudo das TIC (tecnologias da informação e comunicação), das redes de cooperação, das micro e pequenas empresas e, das novas formas de organização industrial como Arranjos Produtivos Locais e Clusters para o desenvolvimento.

Para mais informações, fale com a Secretaria de Pós-Graduação:

  • Av. Dr. Ismael Alonso Y Alonso, 2400 – Bairro São José – CEP 14403-430 – Franca (SP)
  • (16) 3713-4618 / 3713-4688
  • [email protected]
  • Horário de atendimento: de 2ª a 6ª, das 08h às 12h, e das 14h às 19h

#unifacef #posgraduacao #mestrado #desenvolvimentoregional #strictosensu #projetodepesquisa #francasp