Pesquisa e Extensão

Atividades de extensão

O curso de Letras do Uni-FACEF Centro Universitário Municipal de Franca propicia aos seus estudantes, como atividades permanentes de extensão:

  • uma jornada de Língua e Literatura, um encontro de Língua Inglesa e Língua Espanhola, que ocorrem em maio;
  • um encontro do Grupo de Estudos do Discurso (GEDI) e do Grupo de Estudos de Literatura (GELIT) com frequência anual, ocorrendo junto ao Seminário de Pesquisa, em novembro;
  • uma excursão para participação em eventos culturais ou acadêmicos – anual – cujo evento a ser visitado, contemplado, assistido, depende do conteúdo tratado em sala de aula; e
  • um Seminário de Pesquisa em que os estudantes têm oportunidade de apresentar o resultado de pesquisas científicas, realizadas com a orientação do corpo docente do curso – com frequência anual, ocorrendo no mês de novembro. Os melhores trabalhos, selecionados por uma comissão editorial, são publicados na Revista do Curso de Letras.

 Atividades obrigatórias

  • 1 projeto de pesquisa – com data de entrega programada para o 2º semestre. Os projetos são orientados pelos professores do departamento, conforme linha de pesquisa de cada docente.
  • 1 artigo científico – com data de entrega programada para 4º semestre. O regulamento que rege a elaboração dos artigos – objetivo, justificativa, critérios de avaliação, apresentação, elaboração do conteúdo e respectiva formatação – é entregue e explicado ao aluno por ocasião do desenvolvimento da atividade. Os artigos são orientados pelos professores do Departamento, conforme linha de pesquisa de cada docente.
  • 200 horas de atividades acadêmicas, científicas e culturais complementares – desenvolvidas no decorrer do curso. O regulamento que rege as atividades, assim como a pasta de registro são entregues, a cada estudante, ao início do 1º semestre, em momento específico destinado à orientação.
  • Trabalho de Conclusão de Curso – início no 5º semestre e entrega no 6º semestre. O regulamento que rege a elaboração do trabalho e as explicações sobre sua condução são entregues por ocasião do início do desenvolvimento do processo. Os trabalhos são orientados pelos professores do Departamento, conforme linhas de pesquisa apresentadas.
  • Estágio
    • Horas de apoio ao efetivo exercício da docência nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio (modalidades de observação, participação e regência, registradas em formulários próprios)
      • 200 (duzentas) horas, a serem computadas, a partir do 4º semestre e finalizadas até o 6º semestre, em data divulgada antecipadamente pelo Departamento (para ingressantes até 2016).
      • 200 (duzentas) horas, a serem computadas, a partir do 5º semestre e finalizadas até o 8º semestre, em data divulgada antecipadamente pelo Departamento (para ingressantes a partir de 2017).
    • 200 Horas dedicadas às atividades de gestão do ensino, nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio, nela incluídas, entre outras, as relativas ao trabalho pedagógico coletivo, conselhos da escola, reunião de pais e mestres, reforço e recuperação escolar, sob orientação do professor da instituição de Ensino Superior e supervisão do profissional de educação responsável pelo estágio na escola, e, atividades teórico-práticas e de aprofundamento em áreas específicas, de acordo com o projeto político-pedagógico do curso de formação docente.

Sobre as atividades teórico-práticas a serem computadas, a partir do 4º semestre e finalizadas até o 6º semestre (ingressantes de 2016) e a partir do 5º semestre e finalizados até o 8º semestre (ingressantes a partir de 2017), em data divulgada antecipadamente pelo Departamento. Deverão ser cumpridas oficinas, workshops, minicursos, instalações etc, oferecidos pelo curso e pela Instituição, envolvendo as questões de: Metodologias de Ensino; Tecnologias da Informação e Comunicação (TiCS); Estudos Estatísticos de indicadores e informações contidas nas avaliações do desempenho escolar realizados pelo Ministério da Educação e pela Secretaria Estadual de Educação; e, 4) Questões de alfabetização e letramento.

Monitoria

O Sistema de Monitoria, do Centro Universitário Municipal de Franca, envolve alunos em tarefas de ensino e pesquisa, de acordo com o seu aproveitamento escolar e seu plano de estudos. As normas constantes do Regulamento se fundamentam no Artigo 84 da Lei Federal n° 9394, de 20/12/96, combinado com o Artigo 124 do Regimento Geral do Centro Universitário Municipal de Franca e tem como finalidades:

  1. proporcionar condições didático-pedagógicas aos discentes de educação superior do Centro Universitário Municipal de Franca, visando incentivá-los ao ensino e à pesquisa cientifica, através de atividades teóricas e/ou práticas, exercidas junto às disciplinas dos cursos superiores de graduação, sob a orientação do professor da respectiva disciplina;
  2. preparar o futuro docente, mediante a capacitação em serviços, associando desenvolver atitudes, habilidades e competências, referentes:
  • ao comprometimento com os valores inspiradores da sociedade democrática;
  • a compreensão do papel social da instituição de ensino;
  • ao domínio dos conteúdos e de seus significados em diferentes contextos e de sua articulação interdisciplinar;
  • ao domínio do conhecimento pedagógico;
  • ao conhecimento de processos de investigação que possibilitem o aperfeiçoamento da prática pedagógica;
  • ao gerenciamento do próprio desenvolvimento profissional.

O monitor exercerá suas funções pelo período de um semestre letivo, a partir do início das aulas, recebendo ao final das suas atividades, um Certificado de Monitor da disciplina. O monitor não pode ministrar aulas teóricas ou práticas correspondentes à carga horária regular da disciplina curricular, na ausência do professor responsável. A monitoria atende aos estudantes do 1º semestre, nas seguintes disciplinas:

  • Monitor de Teoria da Literatura
  • Monitor de Literaturas de Língua Portuguesa: Portuguesa e Brasileira
  • Monitor de Linguística
  • Monitor de Língua Portuguesa
  • Monitor de Língua Inglesa
  • Monitor de Língua Espanhola
  • Monitor de Didática

Os monitores são selecionados por meio de prova escrita e desempenho na disciplina escolhida para monitoria.
A carga horária da monitoria é de seis horas-semanais, supervisionadas por um professor e pela Chefia de Departamento. O controle de frequência é a assinatura de um caderno de ponto, à disposição na Secretaria das Chefias de Departamento da Unidade II.

Programa de Iniciação Científica

São destinadas 2 (duas) bolsas, anualmente, para o curso de Letras. Além das duas bolsas, o aluno também pode concorrer à bolsa de melhor projeto de pesquisa, ou, ainda, bolsas fomentadas pelo CNPq.

PIBID (Capes)

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), financiado pela Capes, tem como objetivo principal fomentar a formação inicial e continuada dos professores do magistério. Podem participar do programa somente as instituições públicas de Ensino Superior a partir da aprovação de propostas de Projetos. A proposta enviada pelos cursos de Letras e de Matemática do Uni-FACEF Centro Universitário Municipal de Franca foi aprovada em maio de 2011 e, atualmente, são destinadas 32 (trinta e duas) bolsas para o período de um ano, prorrogável, por igual período, para os alunos do Curso de Letras.

Projetos sociais

Projeto “Contação de Histórias”

Atividade de acompanhamento pedagógico e desenvolvimento de habilidades de leitura, com duração de quatro meses. Trata-se de um projeto assistencial, supervisionado pela Chefia de Departamento e pela Professora Maria Eloísa de Souza Ivan, da área de Estudos Literários. O projeto tem dois objetivos principais: o primeiro é de criar oportunidade para que alunos do Curso de Letras possam desenvolver suas habilidades teóricas e técnicas, por meio de atividades práticas de Comunicação e Expressão de Língua Portuguesa; o segundo, o de contribuir com a formação das crianças através de atividades de leitura e produção de textos, bem como a consolidação do trabalho voluntário de nossos acadêmicos.

Projeto “Ensino de Língua Inglesa para o Pró-Criança” – Atividade de docência de língua estrangeira

Também é um projeto assistencial, supervisionado pela Chefia de Departamento e pela Professora de Língua Inglesa, Márcia Helena Venâncio Faleiros. Com duração de um ano, são atendidas 70 crianças e adolescentes, divididos em duas turmas, que têm aulas com estudantes do curso de Letras. O objetivo deste projeto é promover um ensino de Língua Inglesa com qualidade a alunos carentes selecionados pelo Pró-Criança.

Projeto Holiday Project (Holiday and special days)

Atividade desenvolvida conjuntamente com o projeto de ensino de Língua Inglesa para o Pró-Criança pela professora de Literaturas Inglesa e Norte-Americana, Flávia Herker Lopes Bernabé. O projeto objetiva promover atividades para que os alunos possam se inteirar de datas comemorativas no Brasil e nos países onde o Inglês é falado como língua materna, enfatizando a diferença cultural entre essas comemorações e mostrando que algumas datas comemorativas são de origem inglesa, mas que vêm ganhando prestígio na cultura brasileira, como, por exemplo, o halloween. Também visa desenvolver a criatividade para que os alunos participem com musica, desenhos, pinturas e teatro.

Projeto Comunícate: a melhor idade comunicando-se em espanhol

Projeto em parceria com a Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo – AFPESP, da unidade regional de Franca. O objetivo é proporcionar aos alunos da AFPESP (adultos com idade superior a 45 anos) um contato com a língua espanhola em seus níveis iniciais, além de contribuir para a formação docente de nossos licenciandos. Em andamento desde 2012.

slim labs acv keto gummies be careful does slim labs acv keto gummies work watch this review what did kelly clarkson use for weight loss how did kelly clarkson lose so much weight shark tank s keto acv gummies alert shark tank acv shark tank keto acv gummies ingredients biopure keto gummies reviews does biopure keto gummies work biopure acv keto gummies kelly clarkson weight loss keto gummies dr oz overview of side effect resolutions kelly clarkson weight loss keto gummies dr oz overview of side effect resolutions essential keto gummies reviews weight loss be careful does essential keto gummies work dr oz on ozempic evaluating kelly clarkson weight loss kelly clarkson weight loss regimen unveiled by dr oz the magic of ozempic and keto gummies dr oz verdict on kelly clarkson weight loss gummies side effect solutions explored kelly clarkson weight loss keto gummies dr oz overview of side effect resolutions dr oz keto gummies kelly clarkson strategies for losing weight effectively kelly clarkson weight loss ozempic diet dr oz weighs in on her weight loss