Professor do Uni-FACEF participa do principal Congresso de Pesquisa em Educação dos Estados Unidos

Prof. Dr. Silvio Carvalho Neto no AERA

Prof. Dr. Silvio Carvalho Neto no AERA

O professor Dr. Silvio Carvalho Neto, docente dos cursos de Sistemas de Informação, Comunicação Social e Administração, e Coordenador de Pós-Graduação Lato Sensu do Uni-FACEF Centro Universitário de Franca, participou do maior congresso educacional dos Estados Unidos, o Congresso Anual de Pesquisa em Educação, promovido pela AERA (American Education Research Association), principal associação de pesquisa na área educacional daquele país.  O evento, cujo tema central deste ano foi “Educação e Pobreza: Teoria, Pesquisa, Políticas e Práticas”, foi realizado na cidade de San Francisco, na Califórinia, de 27 de abril a 1 de maio de 2013. O docente participou ainda do 66º Seminário Nacional da EWA – Education Writers Association, evento sequencial também promovido pela AERA, em parceria com a EWA e com a Escola de Educação de Stanford (Stanford Graduate School of Education).

Os eventos tiveram como destaque a participação do Secretário de Educação do Governo Barack Obama, o secretário Arne Duncan, e o colunista do New York Times, Thomas L. Friedman, ganhador do prêmio Pulitzer e autor de Best Sellers mundiais, como o recente livro “O Mundo é Plano: Uma Breve História do Século XXI”, lançado no Brasil pela editora Objetiva.

Sebastian Thrun e sua fala no AERA Meeting

Sebastian Thrun e sua fala no AERA Meeting

Em ambos eventos, o foco das discussões se concentrou no futuro da educação e na aplicação de tecnologia e inovações no processo educacional. Atualmente realizando pesquisa de pós-doutorado sobre o uso da tecnologia de informação e comunicação na educação e na disseminação do conhecimento científico, na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, o professor Silvio teve, nestes eventos, a oportunidade de discutir sobre o uso de tecnologia com nomes importantes no cenário educacional do século XXI.

A palestra no AERA 2013 do Secretário de Educação dos Estados Unidos Arne Duncan (à esquerda) e o colunista do New York Times, Thomas L. Friedman, em entrevista à EWA (à direita)

A palestra no AERA 2013 do Secretário de Educação dos Estados Unidos Arne Duncan (à esquerda) e o colunista do New York Times, Thomas L. Friedman, em entrevista à EWA (à direita)

Uma das palestras do AERA sobre os MOOCS (Massive Online Open Courses), cursos abertos online e de alto alcance, foi com o atual vice- presidente do Google, CEO e co-fundador do Udacity, o alemão Sebastian Thrun.  O professor Thrun, premiado pesquisador de Ciência da Computação em Stanford, especialista em robótica  e um dos idealizadores do Google self-driving car (carro que anda sozinho do Google), foi um dos pioneiros na area dos MOOCS ao lançar online seu curso de Inteligência Artificial e Robótica, e conquistar mais de 150.000 alunos, iniciativa que viria depois a culminar na fundação da Udacity, umas das primeiras empresas a explorar os cursos onlines massivos, que ficaram notórios em 2012, juntamente com outras iniciativas, como o Coursera, também provenientes de docentes de Stanford, e do EdX, iniciativa criada por docentes do MIT e de Harvard.

Prof. Dr. Silvio Carvalho Neto com Salman Khan, da Khan Academy

Prof. Dr. Silvio Carvalho Neto com Salman Khan, da Khan Academy

Por fim, o fim do evento contou com palestra e entrevista com Salman Khan, criador e fundador da Khan Academy, um website com aulas OnDemand que tem cerca de 500.000 acessos por dia e mais de 6 milhões de usuários em todo o mundo, e que revolucionou o modo de se ver a educação nos últimos cinco anos. Intitulado pela revista Veja como “O melhor professor do mundo”, Sal Khan tratou logo de esclarecer que seu objetivo não é e nunca foi substituir o professor, mas sim, auxiliar no processo educacional oferecendo conteúdos na internet de forma que cada discente consiga aprender em seu próprio ritmo e em seu próprio tempo.moo