Informações gerais do curso

Perfil do egresso de enfermagem

Enfermeiro com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, com visão interdisciplinar, com competências, habilidades e atitudes para intervir sobre as situações de saúde-doenças voltadas ao cuidado e assistência do indivíduo, família e comunidade, identificando as dimensões biopsicossociais dos determinantes de saúde. Capacitado para ser um promotor de saúde integral do ser humano e agente transformador, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, contemplando a visão ética no atendimento às demandas da sociedade. Profissional qualificado para o exercício da enfermagem, além de possuir perfil de liderança, comunicação e tomada de decisões.

 

Área de Atuação

  1. Assistencial: O processo de trabalho da enfermagem tem como objetivo assistir ou cuidar das necessidades dos indivíduos, famílias, grupos sociais, comunidades e coletividades, seja de natureza física, psicológica, social e espiritual durante toda a vida. Os cenários de atuação compreendem: área hospitalar e domiciliar, clínicas de enfermagem, consultórios, ambulatórios, serviços de urgência e emergência fixos e móveis, unidades básicas de saúde, Estratégias de Saúde da Família, Centros de Convivência Infantil e de Idoso; nas redes pública e privada.
  2. Administrativa/Gerência e Gestão: O processo de trabalho da enfermagem também tem como objetivo administrar, utilizando-se de métodos para o planejar, tomar decisão, supervisionar e auditar. O campo de atuação neste contexto pode envolver: Administrar unidades e/ou serviços de enfermagem em qualquer instituição, assessoria e/ou consultoria de Enfermagem, administrar sistemas de saúde na área pública e/ou privada.
  3. Ensino: O enfermeiro também pode exercitar as teorias, métodos e recursos de ensino-aprendizagem, empregando-os como instrumentos para atender à finalidade de formar, treinar e aperfeiçoar recursos humanos de enfermagem. Sua atuação pode articular teoria e prática, como professor de cursos técnicos e profissionalizantes, além de curso superior, na área de enfermagem e demais cursos na área da saúde.
  4. Pesquisa: No campo da pesquisa, o enfermeiro pode atuar, tanto no ensino, como na prática profissional. Seu objeto é o saber já disponível em Enfermagem e as lacunas existentes nesse saber, sobre o qual ele atua com a finalidade de descobrir novas e melhores formas de assistir, administrar, ensinar e pesquisar em enfermagem.
  5. Participação Política: O enfermeiro é um agente político. O objeto da participação política, pode ser constituído pela força de trabalho em enfermagem e sua representatividade social,  tantos nas entidades de classe, como nos micros e macros espaços que ocupa.

 

Ações desenvolvidas: promover, manter e recuperar a saúde; coordenar o processo de trabalho assistir em enfermagem; formar, treinar e aperfeiçoar recursos humanos de enfermagem; descobrir novas e melhores formas de assistir, gerenciar, ensinar e pesquisar em enfermagem e conquistar melhores condições para operar os processos de trabalho em enfermagem e saúde.

Laboratórios (Em construção)

Laboratório de Enfermagem (Em finalização – Unidade III) 

O Laboratório de Habilidades de Enfermagem tem como objetivo principal disponibilizar recursos para capacitação técnico científica na área de Enfermagem ou em diferentes áreas de cursos de graduação da área da saúde. Está situado na unidade III do Uni-FACEF e está sendo equipado para dispor de recursos necessários para o desenvolvimento de aulas teórico-práticas e treinamentos de procedimento.

 

Laboratórios de Simulação

O Centro de Simulação Clínica Realística do Uni-FACEF possui cinco simuladores de alta fidelidade instalados em uma sala com mobiliário hospitalar, representando um ambiente real e otimizado, a fim de criar rotatividade e possibilitar a prática de cenários em diferentes ambientes, conta também com uma sala de controle dos simuladores onde acontece o monitoramento de todo cenário a ser trabalhado em aula e ainda uma sala de observação com sistema de sons que permite que os alunos que não estão na cena também desfrute do aprendizado.

A simulação realística traz como prioridade aliar teoria e prática para os alunos não só do curso de Enfermagem, mas de todas as áreas da saúde. Através de cenários simulados o aluno desenvolve simultaneamente aspectos cognitivos, psicomotores e afetivos que favorecem o pensamento crítico, a capacidade de liderança, a tomada de decisão, a comunicação eficaz, o gerenciamento de altas cargas de trabalho, o manejo de crises, a ética e a postura profissionais, possibilitando que esses elementos sejam ensinados e praticados. O intuito da simulação realística na graduação não é substituir as práticas clínicas com pacientes reais, mas enriquecê-las através da preparação discente para o enfrentamento dessas situações, proporcionando ao aluno um “empoderamento” mais sólido, otimizando treinamento, desenvolvimento e avaliação das múltiplas competências esperadas em profissionais da saúde, assim como trabalhar a interdisciplinaridade tão necessária ao atendimento do paciente.

 

 

Laboratório morfo-funcional

O Morfofuncional compreende as aulas de histologia, anatomia e fisiologia humana totalmente equipamento com os recursos necessários. O laboratório fica à disposição dos alunos, com livre acesso para estudos fora do horário de aula com todos os equipamentos disponibilizados e ao alcance do aluno.

 

Laboratório de Informática

O Uni-FACEF possui 04 (quatro) Laboratórios de Informática completos, com cerca de 40 estações de trabalho e bancadas para notebooks com tomadas cada um deles.

Todos os laboratórios possuem Data-Show, com projetor e sistema de áudio integrado; dispõem ainda de conexão para notebooks e tablets e de um computador para o docente.

Com Relação aos Recursos de Informática, o Uni-FACEF possui suficientes recursos para serem disponibilizados aos docentes e discentes para a realização de suas pesquisas científicas. Em termos de conexão com a internet,  oferece uma conexão dedicada à Internet e disponibiliza seu site através desta conexão, que conta com infraestrutura moderna, rápida e segura que garante confiabilidade das informações, atualização instantânea e alta disponibilidade.  Possui ainda, conexão WI-FI para todos os discentes e docentes que queiram utilizar seus próprios dispositivos (notebook, tablete, celular, etc.), vale ressaltar que os computadores de todos os laboratórios são constantemente atualizados, para que não fiquem obsoletos e lentos em torno de suas configurações.

 

O Uni-FACEF (Centro Universitário Municipal de Franca) tem sempre como meta a instalação de novos laboratórios e atualização dos existentes. Desta forma procura a adequação às necessidades de expansão acadêmica e de atualização tecnológica. As ações estratégicas para atingir este objetivo são: Aquisição de equipamentos de informática de última geração (computadores, projetores e impressoras); Aquisição de mobiliário moderno e adequado para os laboratórios; Aquisição de material e recursos pedagógicos atualizados bem como enriquecimento dos já existentes (videoteca, biblioteca, hemeroteca).