Informações Gerais

Introdução

Com duração de oito semestres (quatro anos), o curso de Ciências Contábeis abrange profundos conhecimentos teóricos e prático das áreas de contabilidades geral, avançada e conhecimentos em administração, economia, direito e métodos quantitativos em conjunto com a teoria contábil. Nos últimos semestres, há um aprofundamento de estudos, direcionados para especialidades da carreira de Contador.

Chefe de Departamento

O Chefe de Departamento do Curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário Municipal de Franca está presente diariamente na Instituição, coordenando e supervisionando o desenvolvimento das atividades docentes do Curso, estimulando a pesquisa, presidindo as reuniões de Departamento a cada início de semestre ou quando necessário para a preparação de algum evento.

O Curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário Municipal de Franca é dirigido pela Professora Mestra Célia Helena Martins Rosa.

Dados do curso

Criação Turno Regime Vagas Duração
1981 Noturno Semestral 75 8 semestres (4 anos)
Habilitação Título
Bacharelado em Ciências Contábeis Bacharel em Ciências Contábeis

Perfil Profissiográfico do Egresso

A proposta do Uni-FACEF – Centro Universitário Municipal de Franca, autarquia municipal fundada em 1951, através do Departamento de Ciências Contábeis, é de formar bacharéis em Ciências Contábeis com competências e habilidades que os capacitem a exercer suas atividades com ética, responsabilidade, visão ampla, crítica e analítica do mundo dos negócios e com capacidade para antecipar e provocar mudanças, participando das decisões norteadoras do destino das organizações.

O egresso de Ciências Contábeis do Uni-FACEF caracteriza-se como gestor de informações, capacitado não somente ao exercício legal da profissão de Contador e possuidor de espírito crítico e apurado senso analítico, mas também dotado de elevado potencial empreendedor e de visão estratégica, qualificando-se para a prática das decisões, de forma participativa.

O profissional formado no curso de Ciências Contábeis do Uni-FACEF está habilitado para exercer suas atividades em empresas públicas e privadas, comerciais, industriais, prestadoras de serviços, agronegócios e organizações do terceiro setor. Bacharel em Ciências Contábeis, está capacitado para pesquisar, analisar e discernir a par de muito bom senso, todo o sistema de informações econômico-financeira e patrimonial das Entidades.

Atualmente, espaço em que vivemos a era do conhecimento, a profissão vive um momento áureo. Vale lembrar, onde houver uma empresa pequena, media ou grande, sempre existirá a figura do Contador.

Uma das preocupações sempre presente entre aqueles que são os responsáveis pelas decisões nas organizações é quanto ao melhor uso das informações de que dispõe. Isso parece claro quando se dispõe de informações completas e que sejam úteis e necessárias.

Por sua vez, essas informações nem sempre são suficientemente claras. Às vezes, ocorre um distanciamento, passível de ser corrigido, entre aqueles que as elaboram e as fornecem e os que delas fazem uso. Com isso, prejudica-se uma análise mais realista da situação em estudo, o que na maioria das vezes, provoca decisões equivocadas tomadas pelos gestores.

Num mundo globalizado, extremamente competitivo, uma decisão equivocada pode instalar o caos nas organizações, e, some-se a isso, se esta decisão se deriva da má qualidade das informações ou a falta delas.

Esta realidade do mercado exige profissionais preparados para assumir novas responsabilidades e posições, que estejam atualizados em relação às mudanças, e o Contador esta inserido nessas premissas.

Antigas civilizações, com justificada preocupação, utilizavam-se de rudimentares técnicas contábeis nos controles e na prestação de contas. A Contabilidade, na sua evolução, tornou-se não apenas um instrumento de registro das transações, mas um poderoso e efetivo sistema de informações gerenciais. Desse conjunto extrai-se a sua razão de ser – a credibilidade e a segurança nas grandes decisões e nas prestações de contas, afirma o Contador Luiz Carlos Vaíni, Presidente do CRC SP – Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo.

O Contador é o responsável pelo desenvolvimento destas atividades. Registrar os atos e fatos das organizações é uma tarefa importante, pois é o princípio da informação e todo o seu papel deve estar voltado para produzir mais e melhores informações, o seu papel é como uma verdadeira “bússola” dos negócios e deve ajudar a administração a manter o negócio na rota prevista.

Para o desempenho dessas funções com a máxima competência, a formação do Contador de hoje deve conter não só sólidas noções de finanças, economia e gestão, mas, também, de ciências humanas e de responsabilidade social.

Ampla gama de atividades é desenvolvida ao longo do curso, além da sala de aula, tais como: tcc, oficinas de estudos contábeis, estágios supervisionados, cursos de escrituração fiscal, escrituração contábil, atividades com utilização de softwares e programas específicos em laboratório empresarial, jogos de empresas, palestras, seminários, encontros, congressos e convenções, com o objetivo de familiarizar o estudante com o cotidiano do Contador.

Linhas de Pesquisa e Orientadores

Como fomento à pesquisa na área contábil, o curso proporciona aos estudantes estudos direcionados à métodos e técnicas de pesquisa, com enfoque de iniciação à pesquisa, através de instrumentos como: trabalhos de conclusão de curso, artigos, trabalhos acadêmicos, relatórios de pesquisa, monografias e incentivando a participação em eventos, congressos, convenções da área contábil, dentro das linhas de pesquisas e com os respectivos orientadores.

weight loss with apple cider vinegar slimsculpt keto acv gummies review best keto gummies for effective weight loss 2023 keto diet keto acv gummies shocking truth keto gummies shark tank keto acv gummies keto crave reviews kelly clarkson ozempic diet what dr oz says about her weight loss shark tank keto gummies update 2024 keto gummies review keto acv gummies reviews kelly clarkson keto gummies dr oz negative reviews bad complaints side effects kelly clarkson weight loss ozempic diet dr oz weighs in on her weight loss new keto acv gummies beware acv keto gummies acv gummies review acv gummies reviews keto gummies 2024 warning keto gummies shark tank show reviews walmart essential keto gummies review warning essential keto gummies side effects shark tank keto gummies to quit smoking and cure copd deepfake scam ads are everywhere on facebook hale and hearty keto gummies reviews new alert does hale and hearty keto gummies work