Internacionalização e Cursos Optativos

O Centro Universitário Municipal de Franca fomenta a internacionalização da formação através de convênios bilaterais com universidades de diferentes países e incentiva a participação em programas externos de qualificação profissional.

INTERNACIONALIZAÇÃO

Programa Ciência Sem Fronteiras: Modalidade SWG

Programa Bolsas Ibero-Americanas Santander Universidades

Universidade: Universidad Francisco de Vitoria – Espanha

Universidade: Universidad de Valladolid – UVA – Espanha

Universidad Tecnológica de Pereira – Colômbia

Universidade: Universidad de Málaga (UMA) – Espanha

Graduandos aprovados no Programa de Bolsas Ibero-Americanas Santander Universidades – Processo 2014/2015. Em destaque, da esquerda para a direita, alunos do Curso de Engenharia de Produção João Paulo Lemos Pereira e Adley Ramos Alves.

CURSOS OPTATIVOS

  • L.I.B.R.A.S.

Disciplina Optativa ofertada ao Curso de Engenharia de Produção que visa:
– desenvolver atividades práticas, oferecendo base para a compreensão da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, para o bom desempenho do profissional junto a indivíduos com surdez.
– difundir, esclarecer e ampliar o conhecimento sobre surdez e suas implicações para o indivíduo surdo.
– disponibilizar, aos alunos, conhecimentos básicos sobre a abordagem bilíngue e a língua brasileira de sinais, refletindo sobre as implicações para a vida do indivíduo surdo.
– reconhecer como língua e aplicar os sinais, expressões faciais e corporais em vivências e dinâmicas.
– orientar o futuro profissional sobre o atendimento de surdos no dia a dia.

  • Cursos de Verão

Nos Cursos de Verão, são realizadas retomadas de conteúdos básicos nas áreas de português e matemática, com duração de três semanas (carga horária de aproximadamente 40 horas), nos meses de janeiro e fevereiro.
São ministrados por monitores dos Cursos de Licenciatura em Matemática e Letras e têm como foco os estudantes ingressantes de todos os cursos. O nivelamento tem sanado várias defasagens e dificuldades e impulsionado o aprendizado nos primeiros anos do curso universitário.