Nossa história

Desde 2004: Centro Universitário

O Uni-FACEF Centro Universitário Municipal de Franca, por meio da Portaria CEE/GP nº 104/04, de 29/06/04, do Conselho Estadual de Educação, recebeu autorização para se transformar em Centro Universitário. O Parecer CEE nº 145/04 da Câmara de Ensino Superior, do Conselho Estadual de Educação, relatado pelos Drs. Ângelo Luiz Cortelazzo e João Cardoso Palma Filho, que autorizou o credenciamento da instituição em Centro Universitário, ressalta os seus aspectos positivos, a saber:

  1. experiência consolidada em cursos de graduação;
  2. corpo docente constituído em sua maioria por doutores e mestres;
  3. carreira docente implantada;
  4. ações de incentivo à qualificação docente e às atividades de pesquisa e iniciação científica;
  5. experiência acumulada em cursos de especialização e oferecimento também de curso de mestrado em Administração com validade nacional;
  6. conceito excelente nas avaliações realizadas;
  7. desenvolvimento de relevantes atividades de extensão junto à comunidade;
  8. desenvolvimento de pesquisas aplicadas em suas áreas de especialidade;
  9. instalações físicas, biblioteca e equipamentos considerados altamente satisfatórios; e
  10. projeto de desenvolvimento institucional bem estruturado, atendendo ao estipulado no Art. 6º da Deliberação CEE 08/98.

2004

Com implantação do Centro Universitário, no ano de 2005, foram criados os cursos de Psicologia e Letras, este último com habilitações em Português/Literatura e Português/Inglês.

Laboratório de anatomia

Laboratório de anatomia

Laboratório de línguas

Laboratório de línguas

Teve início a parceria com a Escola de Aprendizagem e Cidadania de Franca, executando desde então um programa de preparação para o trabalho (Menor Aprendiz). Esse programa, que contempla anualmente 440 jovens de 14 a 16 anos com dificuldades financeiras, visa a inserção social por meio de atendimento gratuito, oferecendo cursos de Auxiliar Administrativo, com ênfase na inclusão digital. Quatro anos depois, pelo convívio no Centro Universitário, muitos desses jovens, que sequer vislumbravam a continuidade dos estudos, já fizeram vestibular e estão cursando o Ensino Superior. A parceria continuou ativa em 2009.

2005

Foram criados os cursos de Turismo e Hotelaria (sendo extinta a habilitação em Hotelaria, por força de determinação Conselho Federal de Administraçãoe MEC) e Matemática – Licenciatura, implantados em 2006.

Recepção do Hotel-Escola

Recepção do Hotel-Escola

Apartamento do Hotel-Escola

Apartamento do Hotel-Escola

Laboratório de Matemática

Laboratório de Matemática

2006

O Uni-FACEF Centro Universitário Municipal de Franca teve dois projetos aprovados para integrar o Projeto Rondon, relevante iniciativa dos Ministérios da Defesa e da Educação, tendo enviado oito professores e vinte e quatro alunos para atuarem em comunidades carentes do Vale do Ribeira, no extremo Sul do Estado.

Com apenas três semestres de existência, o curso de Letras do Uni-FACEF já dava mostras da qualidade de ensino, pesquisa e extensão, verificadas no resultado do desempenho dos estudantes no ENADE do ano anterior. Naquela ocasião, o referido curso alcançou a quinta colocação em âmbito nacional, posicionado logo após seus congêneres da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP (campi de São José do Rio Preto, Araraquara e Assis) e da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar.

A Instituição foi contemplada com as primeiras cinco cotas para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) do CNPq, órgão de fomento à pesquisa vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia. Com os bons resultados obtidos, o número de cotas concedidas foi incrementado com o decorrer do tempo, chegando a treze em 2009.

2007

Foi recomendado pela CAPES o Programa de Mestrado Interdisciplinar em Desenvolvimento Regional, com duas linhas de Pesquisa: 1-Desenvolvimento Industrial e Cadeias Produtivas; 2-Desenvolvimento Social e Políticas Públicas.

Implantou-se o AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem na plataforma de software livre Moodle, visando dinamizar a relação professor-aluno pela disponibilização de material de aula de uma forma acessível por meio da Internet.

Recebeu os Prêmios e reconhecimentos pelos seus cursos e projetos de extensão:

  1. “Melhor idade e o Uni-FACEF”;
  2. “Contação de histórias”;
  3. “Secretaria da Saúde”;
  4. “Jovem no Uni-FACEF”;
  5. Curso de Administração estrelado no Guia Abril do Estudante;
  6. Curso de Turismo e Hotelaria estrelado no Guia Abril do Estudante; e
  7. Curso de Ciências Contábeis estrelado no Guia Abril do Estudante.

Juntamente com a UNESP, o Uni-FACEF Centro Universitário Municipal de Franca realizou, em suas dependências, o I Simpósio de Educação: Políticas Educacionais em Debate.

Introduziu-se, no calendário acadêmico anual, o Fórum de Estudos Multidisciplinares, reunindo, num único evento, as jornadas de estudos dos diversos cursos, o Congresso de Iniciação Científica e o Encontro de Pesquisadores. O formato inovador possibilita aos participantes uma visão analítica e de variadas perspectivas sobre sua formação acadêmica e profissional.

2008

O Uni-FACEF Centro Universitário Municipal de Franca sediou o 4º Congresso Brasileiro de Sistemas, evento de repercussão internacional, fomentado pela FAPESP. Organizado pelo Programa de Mestrado Interdisciplinar em Desenvolvimento Regional do Uni-FACEF, juntamente com a FEA/SP (USP) e da UFSC, todos integrantes do capítulo brasileiro da ISSS (International Society for the Systems Sciences).

Foi reconhecido pelo MEC, mediante a apuração do Índice Geral de Cursos (IGC), como o melhor Centro Universitário municipal do Brasil.

2009

Foi aprovada a criação do curso de Sistemas de Informação e do curso de Turismo, que passa a enfocar ainda mais a potencialidade turística regional e nacional, em detrimento de rotinas administrativas mais específicas pertencentes à área de hotelaria.

O curso de Letras obteve conceito 4 no ENADE (Exame Nacional de Cursos), excelente resultado que confirma a avaliação preliminar feita em 2005 e credencia o curso a figurar entre os melhores do país.

O curso de Administração recebeu 4 estrelas do Guia do Estudante, fato em que se constata que o Uni-FACEF Centro Universitário Municipal de Franca está entre as melhores escolas do país. Também o curso de Ciências Contábeis recebeu 3 estrelas, sendo reconhecido como um bom curso pelo referido periódico.

Novos convênios internacionais foram estabelecidos com a Universidade de Nova Lisboa, em Portugal, e também com a Universidade de Málaga, na Espanha. Esses novos convênios preveem parcerias para alunos e professores.

 

Assinatura do Convênio com a Universidade de Málaga

Assinatura do Convênio com a Universidade de Málaga

Universidade de Málaga

Universidade de Málaga

 

Foi reconhecido, pelo segundo ano consecutivo, como o Melhor Centro Universitário Municipal do Brasil, o que é motivo de orgulho de todos que aqui exercem suas atividades e orgulho também para a cidade de Franca. O índice o coloca à frente de todas as universidades municipais do Brasil.

Foi realizado o II Simpósio de Educação, em parceria com a Unesp – Franca.

2010

Foi realizada a I Olimpíada Cultural, uma competição destinada a estudantes do Ensino Médio, de escolas públicas e particulares, de Franca e região, com o objetivo de fomentar o hábito de estudos de jovens alunos. Aos três primeiros colocados, foram concedidas bolsas integral e parcial, assim como a seus professores e escolas.

Também foram realizadas palestras e cursos com os professores Daniel Carrasco e Daniel Toledano, da Universidade de Málaga, da Espanha, consolidando o convênio entre o Uni-FACEF Centro Universitário Municipal de Franca e aquela universidade.

Os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Turismo e Comunicação Social – com habilitação em Publicidade e Propaganda foram estrelados pelo Guia do Estudante.

Os cursos de Turismo e Psicologia obtiveram nota 4 no Enade. Ciências Econômicas, Publicidade e Propaganda, Administração e Ciências Contábeis aparecem com nota 3.

Foi aberta a habilitação Português/Espanhol, no curso de Letras.

Foram realizados o IV Fórum de Estudos Multidisciplinares. Também o XI Encontro de Pesquisadores e o IV Congresso de Iniciação Científica. Resultaram dos eventos dois anais e dois livros eletrônicos.

Com todas essas atividades, a IES atende às exigências do MEC e do CEE/SP, em toda sua plenitude e, mais uma vez se consolida como o Melhor Centro Universitário Municipal do Brasil.

2011

Em 2011, o Uni-FACEF Centro Universitário Municipal de Franca completou 60 anos. O fato foi comemorado em um evento que reuniu instâncias acadêmicas, políticas e empresariais, no Teatro Municipal da cidade, para entrega de trofeus e condecorações.

Também, em 2011, foram realizados vários outros eventos.

O Uni-FACEF Centro Universitário Municipal de Franca sediou o 7º Congresso Brasileiro de Sistemas, evento de repercussão internacional. Organizado pelo Programa de Mestrado Interdisciplinar em Desenvolvimento Regional do Uni-FACEF, juntamente com a FEA/SP (USP) e a UFSC.Recebeu apoio da FAPESP.

Foi realizada a II Olimpíada Cultural, uma competição destinada a estudantes do Ensino Médio, de escolas públicas e particulares, de Franca e região, com o objetivo de fomentar o hábito de estudos de jovens alunos. Aos três primeiros colocados, foram concedidas bolsas integral e parcial, assim como a seus professores e escolas.

O Uni-FACEF Centro Universitário Municipal de Franca realizou, ainda, em suas dependências, em parceria com a UNESP, o III Simpósio de Educação: Políticas Educacionais em Debate : Projetos, Ações e Avaliação, ocorrido em agosto de 2011.

Foram realizados o V Fórum de Estudos Multidisciplinares, o XII Encontro de Pesquisadores e o V Congresso de Iniciação Científica. Resultaram dos eventos dois anais e dois livros eletrônicos.

O Uni-FACEF Centro Universitário Municipal de Franca sediou o 6º Congresso do IFBAE – em 23 e 24/05/2011. O Congresso ocorre a cada dois anos, alternativamente na França e no Brasil, durante dois dias, focando negócios internacionais. No primeiro dia, os dirigentes de empresas francesas e brasileiras apresentam as experiências de cooperação econômica entre os dois países. O segundo dia é dedicado à apresentação de trabalhos acadêmicos (pesquisas). Estes encontros permitem reunir os membros da rede de cooperação universitária, a fim de realizarem em comum uma publicação científica.

O Uni-FACEF Centro Universitário Municipal de Franca,pelo seu bom desempenho nas atividades com bolsas de iniciação científica, recebeu, do Ministério da Ciência e Tecnologia, duas Bolsas Sanduiche – SWG – para enviar alunos para atividades acadêmicas no exterior.

A Instituição manteve seus convênios já firmados com as universidades estrangeiras e conveniou-se com a Universidade Aix-En-Provence, para intercâmbio de alunos, professores e pesquisadores.

Obteve, além disso, os direitos autorais para distribuir no Brasil, através de meio eletrônico, o livro Libro Blanco de los Cortes em las Universidades, lançado pela Universidade de Málaga.
O Uni-FACEF Centro Universitário Municipal de Franca está em negociação para convênio com a Oficina de Cooperacion Universitária que é uma empresa de serviços tecnológicos, propriedade das Universidades Públicas de Alcalá, Carlos III de Madri, Castilla-La Mancha, Rey Juan Carlos, Salamanca y Valladolid e do Grupo Santander.

No mês de outubro foi realizada a palestra “Uma leitura macro social da fraude”, ministrada pelo Prof. Dr. Carlos José Gomes Pimenta, da Universidade do Porto (Portugal), ocasião em que foi assinado um convênio com aquela universidade, para o intercâmbio de alunos professores e pesquisadores.

Para finalizar o ano, o Uni-FACEF foi reconhecido pelo IGC do MEC como um dos Melhores Centros Universitários do país, ficando em 1º lugar na região e em 9º lugar no Brasil, entre 128 centros universitários avaliados pelo Ministério da Educação.

2012

O Uni-FACEF Centro Universitário Municipal de Franca continua reconhecido pelo IGC do MEC entre os melhores Centros Universitários do Brasil, ficando em 1º lugar entre os centros universitários públicos da região sudeste e 2º lugar entre os públicos do Brasil.

A Instituição manteve seus convênios com as universidades estrangeiras para intercâmbio de alunos, professores e pesquisadores e, neste ano de 2012, firmou convênio com a Fundação

Universidade Francisco de Vitória, em Madri, Espanha. O convênio, além dos intercâmbios entre alunos, professores, visa promover atividades comuns entre ambas as instituições.
O Uni-FACEF, por meio do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação, fechou convênio com a IBM, através da IBM Academic Iniciative. Essa parceria vai permitir realizar, entre outros:

  • Download da versão full dos softwares da IBM;
  • Acesso ao material didático oficial IBM; e
  • Desconto em certificações e material Smarter Planet.

Com o convênio estabelecido, os softwares poderão ser explorados nas disciplinas do curso, e também nos projetos de Iniciação Científica e Trabalhos de Conclusão de Curso. Este é o terceiro convênio realizado pelo curso de SI. Os outros são os convênios com a Microsoft (Dream Spark) e a empresa EMC2 (Academic Alliance), de mesma natureza.

A Instituição foi contemplada com mais 20 bolsas de estudo para o Programa Institucional de Bolsas do PIBID, da Capes, devido aos bons resultados obtidos em 2011. Dessa forma, tem a concessão de 40 bolsas.

Além disso, foram concedidas duas bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – PIBITI (CNPq), para o curso de Sistemas de Informação, visando estimular os estudantes desse curso nas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação.

Em 2012, o Uni-FACEF Centro Universitário Municipal de Franca realizou vários eventos. Foram realizados, de 21 a 25 de maio de 2012, o VI Fórum de Estudos Multidisciplinares, o XIII Encontro de Pesquisadores, o VI Congresso de Iniciação Científica e o I Encontro de Iniciação à Docência. Resultaram dos eventos dois anais e dois livros eletrônicos.

Foi realizada a III Olimpíada Cultural, uma competição já tradicional na Instituição, destinada a estudantes do Ensino Médio, de escolas públicas e particulares, de Franca e região, com o objetivo de fomentar o hábito de estudos de jovens alunos. Aos três primeiros colocados, foram concedidas bolsas integral e parcial, assim como a seus professores e escolas.

Aconteceu, ainda, no mês de outubro, o 1º Sabe-Tudo Enade Uni-FACEF, uma prova destinada aos estudantes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social (Publicidade e Propaganda), Psicologia e Turismo, do Uni-FACEF, que também se submeteram ao Enade, no dia 25 de novembro desse ano.

A noite de 05 de novembro foi de comemoração, no Uni-FACEF. Foram premiados os melhores colocados da 3ª Olimpíada Cultural Uni-FACEF e do 1º Sabe-Tudo Enade Uni-FACEF.

Continuam sendo realizadas com sucesso as viagens técnicas regionais, nacionais e internacionais de todos os cursos e, no mês de outubro, professora e alunos do Curso de Letras do Uni- FACEF visitaram Argentina.O grupo conheceu a UTN – Universidad Tecnológica Nacional, com sede em Avellaneda, onde foram recepcionados por professores e pela alta direção daquela Instituição. Na UTN, o grupo do Uni-FACEF participou de palestra explicativa sobre aquela instituição, com a qual o Uni-FACEF firmou convênio; assistiu a uma aula especial de Espanhol Para Estrangeiros, além de uma apresentação de tango.

O Uni-FACEF Centro Universitário Municipal de Franca, através da bolsa recebida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, Bolsa Sanduiche – SWG,enviou aluno do Curso de Matemática para atividades acadêmicas no Canadá.

Por outro lado, por intermédio de convênio, 2 alunos do Curso de Comunicação Social se encontramna Fundação Universidade de Francisco de Vitória, em Madri, Espanha, desde agosto de 2012.
Também foi criado o curso de Engenharia de Produção, nos turnos diurno e noturno, a ser oferecido, a partir de fevereiro de 2013.

O Uni-FACEF Centro Universitário Municipal de Franca continua com apoio a professores de programas de mestrado e doutorado, em âmbitos nacional e internacional.

O Uni-FACEF, sempre buscando alternativas para um futuro melhor para nossa comunidade, envolveu professores, funcionários e alunos em projetos sociais. Entre aqueles que a Instituição já vinha desenvolvendo, implantou, em 2012, os projetos:

  • Comunícate: a melhor idade comunicando-se em espanhol: iniciado em fevereiro de 2012 com objetivo de propiciar aos associados e/ou respectivos dependentes, com idade superior a 45 anos, da Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo – AFPESP, da unidade regional de Franca (SP), Curso de Espanhol, ministrado pelo Centro Universitário Municipal de Franca – Uni-FACEF, sob a coordenação da Prof. Dnd. Maria Silvia Rodrigues Alves (curso de Letras);
  • Projeto Adolescência Planejada: habilidades e talentos potencializados: é um projeto social interdisciplinar com o objetivo de propor enfrentamentos efetivos de ordem psicossocial e de educação, não como uma ação circular e ilusória, mas como medida de proteção integral. Para tanto, a proposta abrange aulas de espanhol, de informática, de artes (Escola Livre de Artes), de educação financeira e a participação em dinâmicas de psicologia (psicodrama), que deverão favorecer o convívio mútuo e o autoconhecimento.
    • Início: agosto 2012
    • Supervisão: Profa. Dra. Melissa Franchini Cavalcanti Bandos – Pró-Reitora de Extensão Comunitária e Desenvolvimento
    • Coordenadora do Projeto: Profª Ms. Doroti Daisy Mantovani
    • Responsáveis por Curso:
      • Letras (Hab. Espanhol): Profa. Dra. Ana Lúcia Furquim Campos-Toscano e Profª Ms. Maria Sílvia Pereira Rodrigues Alves Barbosa
      • Comunicação: Profª Esp. Marisa de Lourdes Felice Porta
      • Administração: Profa. Ms. Thalisa Maria Jati Gilberto
      • Sistema de Informação: Prof. Dr. Daniel Facciolo Pires
      • Psicologia: Profa. Dra. Daniela de Figueiredo Ribeiro.
  • II – Semana Verde – 2012 – O Uni-FACEF celebrou o meio ambiente por meio de uma vivência transformadora. (Celebrar o Dia da Árvore e o Dia da Responsabilidade Social). Ações: Plantio de árvores e palestras voltadas a sustentabilidade, economia de água e plantas medicinais.

Além desses elencados, há projetos em desenvolvimento:

  • ORÇAMENTO FAMILIAR: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA SOCIEDADE DE CONSUMO – (curso de Ciências Contábeis). Este projeto foi aplicado na Associação Promoção Humana e Moradia da Capelinha para pessoas assistidas pelas pastorais sociais dos bairros que compõe o território da Paróquia Nossa Senhora Aparecida. São aulas informativas sobre economia familiar e suas adequações ao mercado de consumo, bem como melhores formas de se comprar e investir, buscando um equilíbrio material e espiritual.
  • EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA JOVENS: ENSINANDO E AUXILIANDO A NOVA GERAÇÃO A GERIR SUAS FINANÇAS – (curso de Administração).Este projeto foi aplicado na Escola Técnica Estadual Dr. Júlio Cardoso e teve por objetivo propagar o conhecimento financeiro, a fim de ensinar e auxiliar o adolescente de hoje a gerir de maneira adequada seus rendimentos
  • EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA PAIS E FILHOS – (curso de Administração)o Projeto foi aplicado na Associação Educacional Amigos Solidários. Tem por objetivo conscientizar filhos sobre o uso adequado do dinheiro, na atual sociedade de consumo.

Para encerrar o ano de 2012, o curso de Letras foi avaliado novamente, no ENADE/MEC com nota 4. Também o conceito preliminar do curso foi 4.

Todas as ações realizadas no ano demonstram a seriedade com que o ensino, a pesquisa e a extensão são conduzidos na IES.

Páginas: 1 2 3 4 5