Nossa história

Inserção Local, Regional, Nacional e Internacional

A inserção do Uni-FACEF Centro Universitário Municipal de Franca nas comunidades local, regional, nacional e internacional se pauta no cumprimento de sua missão que é “construir e difundir o conhecimento, contribuindo para a formação do ser humano, a fim de que ele exerça o seu papel na sociedade com ética e cidadania”. Dessa forma, contempla as demandas contemporâneas de formação para enfrentamento das adversidades, por meio da integralização das dimensões científica, cultural, humana e política.

Atuante, principalmente, nas áreas de ciências humanas, sociais aplicadas e exatas, o Uni-FACEF Centro Universitário Municipal de Franca reconhece a necessidade de reflexões e intervenções nas comunidades de que participa de forma inter e multidisciplinar. As ações pedagógicas priorizam o empreendedorismo e a sustentabilidade para atender a dinâmica exigida pelo mercado, após as mudanças e as novas necessidades provocadas pela globalização. O Uni-FACEF Centro Universitário Municipal de Franca projeta-se na cidade e na região pelas atividades de ensino, pesquisa e extensão que oferece à comunidade e que com esta dialogam.

As atividades de pesquisa são desenvolvidas nos âmbitos da graduação e da pós-graduação, motivadas pelos próprios departamentos e respectivos projetos pedagógicos e ainda nos grupos de pesquisa constituídos por pesquisadores e estudantes da IES e também por membros de outras instituições de destaque nacional. O IPES – Instituto de Pesquisas Econômicas e Sociais conta com um acervo de dados estatísticos do município de Franca e região que subsidia projetos e ações na cidade e na região.

Os resultados das pesquisas são publicados em livros e periódicos, subsidiados pelo Uni-FACEF Centro Universitário Municipal de Franca, na forma impressa ou eletrônica. Citam-se como exemplos de periódicos: a REA – Revista Eletrônica de Administração, a FACEF Pesquisa – impressa e eletrônica, a REC – Revista Eletrônica de Comunicação, a Eu Comunico, a Revista do Curso de Letras, a Revista Matemática & Educação, a Revista Psicologia & Comunidade, a REL – Revista Eletrônica de Letras, a RESIGET – Revista Eletrônica de Sistemas de Informação e Gestão Tecnológica, e Anais de Artigos Completos do Encontro de Pesquisadores e Congresso de Iniciação Científica. As atividades de pesquisa de estudantes são fomentadas por bolsas do programa próprio da Instituição – a Iniciação Científica Uni-FACEF (IC Uni-FACEF), pela FAPESP, por cotas do PIBIC CNPq e por bolsas do PIBIT CNPq e SWG CNPq. Há também possibilidade de desenvolvimento de pesquisas sem bolsas.

As atividades de extensão são desenvolvidas nos Fóruns de Estudos Multidisciplinares que agregam as semanas, as jornadas e os workshops de todos os cursos de graduação, com periodicidade anual. Simultaneamente, são realizados o Encontro de Pesquisadores do Uni-FACEF, o Congresso de Iniciação Científica E o Congresso de Iniciação à Docência. Também merecem destaque os lançamentos de livros e revistas produzidos no ano.

II Fórum de Estudos Multidisciplinares (Maio/2008)

II Fórum de Estudos Multidisciplinares
(Maio/2008)

II Fórum de Estudos Multidisciplinares (Maio/2008) (2)

II Fórum de Estudos Multidisciplinares (Maio/2008) (2)

Em 2008, destacaram-se, também, os projetos sociais e voluntários desenvolvidos por chefes de departamento, professores e estudantes da graduação, como os cursos ministrados conjuntamente com a ESAC, Língua Inglesa para crianças com dificuldades financeiras, em parceria com o Pró-Criança, Projetos Desenvolvimento de Peças Publicitárias para a Secretaria da Saúde, Projeto Melhor Idade, Projeto Jovem no Uni-FACEF: Alfabetização Digital e Cidadania e o Projeto Contação de Histórias.

Muitos projetos sociais continuaram e outros estão sendo desenvolvidos até a presente data:

  • Contação de histórias
  • Matemática: um outro olhar
  • Jovem Aprendiz (Pró-Criança)
  • Curso de Aperfeiçoamento Profissional (ESAC)
  • Trote Solidário

Trote Solidário

Trote Solidário

Formatura Pró-Criança

Formatura Pró-Criança

Em 2009, o Uni-FACEF Centro Universitário Municipal de Franca lançou o Programa de Desenvolvimento e Qualificação Profissional, denominado “Empreendedorismo Social nos Arranjos Produtivos Locais da Região de Franca”. Trata-se de um projeto composto por 50 cursos gratuitos a serem ministrados por parceiros, tais como SESI, SENAI, SENAC, APAE e ESAC, voltados para a capacitação profissional e geração de renda, em benefício de mais de 2000 alunos da cidade e região. Os recursos para a execução provieram de um convênio firmado entre a Instituição e o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), atingindo um montante de R$ 855.450,00, sendo 80% custeados pelo MCT e 20% em verba própria da IES.

O Uni-FACEF Centro Universitário Municipal de Franca é parceiro do IFBAE – Instituto Franco-Brasileiro de Administração de Empresas. O objetivo do IFBAE é o de consolidar as relações universitárias e econômicas entre a França e o Brasil, concernentes tanto aos estudantes e professores como no plano de ensino e pesquisa em gerenciamento de empresas, e de aprofundar as relações entre os dois países, e mais amplamente entre a União Européia e o Mercosul. O Uni-FACEF Centro Universitário Municipal de Franca tem dedicado esforço significativo na promoção de intercâmbios de alunos e professores com escolas internacionais. Entendemos que um processo de internacionalização da formação dos nossos alunos é premissa básica para seu sucesso.

Os resultados positivos obtidos nas avaliações institucionais, nos relatórios emitidos pelo Conselho Estadual de Educação – SP, no MEC, por meio do ENADE e do IGC (Índice Geral de Cursos), representam o trabalho sério, comprometido e de excelência que é realizado na IES.

Páginas: 1 2 3 4 5