Nossa história

2013

O Uni-FACEF Centro Universitário Municipal de Franca ofereceu o padrão de qualidade em suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, focando os convênios e as relações com instituições no exterior.

A IES manteve seus convênios com as universidades estrangeiras para intercâmbio de alunos, professores e pesquisadores.

Ainda ampliou os convênios de cooperação e intercâmbio com a Universidade do Porto, em Portugal; com a Universidade de Valladolid, na Espanha; com a Universidade Tecnológica de Pereira, na Colômbia; com a Universidade de Málaga, na Espanha; com a Universidad Tecnológica Nacional – Faculdad Regional Avellaneda, na Argentina.

Recebeu dois estudantes da Universidade Tecnológica de Pereira, da Colômbia. Organizou a participação de seis estudantes em cursos em Valladolid, na Espanha, para 2014.

Além disso, orientou vários estudantes nos processos do Programa Ciência sem Fronteiras do Governo Federal.

Incentivou a participação do Prof. Dr. Sílvio de Carvalho Neto, na realização do pós-doutorado na Universidade de Stanford, nos EUA. Também a participação da Profª Drª Edna Maria Campanhol, em atividades de pós-doutoramento, em Portugal.

Os convênios estabelecidos, além dos intercâmbios entre alunos, professores, visam promover atividades comuns entre as instituições.

O Uni-FACEF Centro Universitário Municipal de Franca, por meio do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação, obteve a concessão de quatro bolsas do CNPq, na modalidade Iniciação Tecnológica Industrial, com o projeto: Uso de ferramentas visuais intuitivas para apoiar o ensino de programação.

A Instituição foi contemplada com 105 bolsas de estudo para o Programa Institucional de Bolsas do PIBID, da Capes, devido aos bons resultados obtidos em 2012. Estiveram envolvidos os cursos de Letras e Matemática. Em 2014, também participarão do Programa os estudantes de Psicologia.

Foram criados os programas PROIC e PROIT, respectivamente com 13 e 2 bolsas, para potencializar as pesquisas no âmbito da graduação.

Em 2013, o Uni-FACEF Centro Universitário Municipal de Franca realizou vários eventos.

Iniciou o ano, oferecendo o Curso de Verão, para os calouros da IES. Foram oferecidos cursos de Língua Portuguesa, Matemática e Informática para todos os ingressantes em 2013.

Em fevereiro, fez a recepção de calouros e veteranos e também fez uma reunião de acolhimento dos pais. Além disso, ofereceu um encontro, com os vereadores, apresentando a instituição aos mesmos. No dia 19/2, sediou o Encontro das Escolas Municipais Superiores do Estado de São Paulo. Na ocasião, foi lançado o Livro Branco de Custos, traduzido e organizado pelas professoras Marinês Santana Justo Smith e Maria Sílvia P. R. A. Barbosa, em parceria com pesquisadores e autores da Universidade de Málaga, na Espanha.

Em março, aconteceu o encerramento do Trote Solidário, com a Gincana dos Bixos.

Em maio, professores e estudantes do programa de mestrado participaram do 7º Congresso do Instituto Franco-Brasileiro de Administração de Empresas, em Grenoble, na França.

Foram realizados, de 27 a 29 de maio de 2013, o VII Fórum de Estudos Multidisciplinares, o XIV Encontro de Pesquisadores, o VII Congresso de Iniciação Científica, o II Encontro de Iniciação à Docência e o I Encontro de Inovação Tecnológica. Resultaram dos eventos dois anais e dois livros eletrônicos: Interfaces do conhecimento: ciência, ensino e tecnologia; e, Na vanguarda do conhecimento: diálogos e debates.

O Programa Interdisciplinar de Mestrado em Desenvolvimento Regional também lançou quatro livros eletrônicos, em uma série – Desenvolvimento Regional em Perspectiva. Foram lançados os livros: Educação e Desenvolvimento, Políticas Públicas e Desenvolvimento, Cultura e Desenvolvimento e Economia e Desenvolvimento.

Também houve participação na organização e apresentação de trabalhos no 8º Congresso Brasileiro de Sistemas, em parceria com a FEA/USP. Do evento, resultaram publicações de resumos em anais e publicação de capítulos em livro eletrônico.

De 2 a 4 de setembro, foram realizados o IV Simpósio em Educação e o I Encontro Internacional em Educação, eventos organizados em parceria com a Unesp/Franca. Na ocasião, teve participação significativa o palestrante José Pacheco, idealizador da Escola da Ponte, de Portugal.

A credibilidade da IES ficou consolidada no acordo firmado com a Câmara Municipal de Franca, para a realização do Concurso para Aprendizes e Estagiários para a Câmara Municipal.

Foi realizada a IV Olimpíada Cultural, uma competição já tradicional na Instituição, destinada a estudantes do Ensino Médio, de escolas públicas e particulares, de Franca e região, com o objetivo de fomentar o hábito de estudos de jovens alunos. Aos três primeiros colocados, foram concedidas bolsas integral e parcial, assim como a seus professores e escolas.

De 26 a 28 de agosto, aconteceu o Workshop de Turismo Regional, com o envolvimento efetivo da Instituição.

Houve a participação acentuada nos concursos de empreendedorismo, oferecidos pelo Santander Universidades. Foram inscritos mais de 600 projetos de nossa Instituição, o que resultou na premiação da Universidade Municipal com maior número de inscrições, no Prêmio Santander de Universidades 2013.

O curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda – recebeu três premiações da APP – Associação Paulista de Propaganda – de Ribeirão Preto: 2º lugar, no concurso social – Fest´In; 2º lugar, na categoria Universitário, no FestÁudio; e, 2º lugar, na categoria Universitário, no FestGraf, com trabalhos de uma mesma agência experimental – estudantes do último ano do curso.

Em setembro, aconteceu a 3ª Semana Verde, com o objetivo de ampliar a consciência ambiental de toda a comunidade acadêmica. Foram propostas as seguintes atividades: 1) entrega de vale-muda, trocado no Jardim Zoobotânico de Franca, numa parceria com a Prefeitura Municipal de Franca, solicitando que todos colaborassem para a Campanha de Arborização das Ruas; 2) criação de uma fanpage Semana Verde Uni-FACEF, em nosso Facebook, para que fossem postadas as fotos e depoimentos de sua árvore recém-plantada. O tema da 3ª Semana Verde foi Plante essa ideia.

O curso de Administração alcançou 4 estrelas no Guia do Estudante. O curso de Ciências Contábeis também obteve 4 estrelas. E o curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda – obteve 3 estrelas.

Continuam sendo realizadas com sucesso as viagens técnicas regionais, nacionais e internacionais de todos os cursos.

Foi criado o curso de Engenharia Civil, nos turnos diurno e noturno, a ser oferecido, a partir de fevereiro de 2014.

O Programa Interdisciplinar Mestrado em Desenvolvimento Regional obteve nota 3, na CAPES.

Foram realizadas reuniões dos grupos de pesquisa, certificados pelo CNPq: GEDI, GELIT e GEDE.

A Instituição continua com apoio a professores de programas de mestrado e doutorado, em âmbitos nacional e internacional.

Foi realizada Exposição de Artes Plásticas, de trabalhos realizados por alunos da Escola Livre de Artes, coordenada pela Profª Marisa Porta.

O Uni-FACEF Centro Universitário Municipal de Franca, sempre buscando alternativas para um futuro melhor para nossa comunidade, envolveu professores, funcionários e alunos em projetos sociais.

Tiveram continuidade os seguintes projetos: Projeto Aprendiz, desenvolvido em parceria com a ESAC, Ministério Público, Ministério do Trabalho, Rotary Clube e SENAI, que visa atender jovens de 14 a 16 anos de famílias de baixa renda, na cidade de Franca (SP), com o curso de Auxiliar Administrativo. Também continuamos com o Projeto Cultura Artística na Construção de Valores, em parceria com o Instituto Pró-Criança. Seguiram as atividades do Projeto Capacitação Profissional / Ensino de Língua Inglesa e Capacitação Profissional / Ensino de Informática, em parceria com o Instituto Pró-Criança, atendendo a crianças e jovens menos favorecidos. Ainda oferecemos o Projeto Conecte-se: a melhor idade conectada com as novas tecnologias, com o objetivo de propiciar, gratuitamente, aos associados e/ou respectivos dependentes, com idade superior a 45 anos, da Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo – AFPESP, da unidade regional de Franca (SP), Curso de Informática. Trata-se de uma parceira entre o Uni-FACEF e a AFPESP, que visa a interação de adultos com as novas tecnologias em seus diferentes aspectos. Também foi promovido o projeto Comunícate: a melhor idade comunicando-se em espanhol: iniciado em fevereiro de 2013, com objetivo de propiciar aos associados e/ou respectivos dependentes, com idade superior a 45 anos, da Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo – AFPESP, da unidade regional de Franca (SP), Curso de Espanhol. Ainda aconteceram as atividades do Projeto Adolescência Planejada: habilidades e talentos potencializados, que é um projeto social interdisciplinar com o objetivo de propor enfrentamentos efetivos de ordem psicossocial e de educação, não como uma ação circular e ilusória, mas como medida de proteção integral. Para tanto, a proposta abrange aulas de espanhol, de informática, de artes (Escola Livre de Artes), de educação financeira e a participação em dinâmicas de psicologia (psicodrama), que deverão favorecer o convívio mútuo e o autoconhecimento. Nossa comunidade também se envolveu nos projetos seguintes: Projeto Orçamento Familiar – A importância da Educação Financeira na Sociedade de Consumo, desenvolvido na Associação de Promoção Humana e Moradia da Capelinha, por meio de aulas sobre economia familiar e suas adequações na sociedade compulsiva. Projeto Educação Financeira para Beneficiários dos Programas Sociais do Governo – tem como finalidade ensinar os beneficiários de diversos programas sociais a administrar de maneira mais eficiente os recursos adquiridos para sua subsistência, usando conhecimentos básicos de economia doméstica. É aplicado na “Casa do Pão”, no bairro Jardim Luiza, na cidade de Franca (SP). Essa entidade auxilia 120 crianças e suas famílias. E, por fim, o Projeto Informática na Comunidade, que tem o objetivo de promover aulas de informática na comunidade do Bairro Aeroporto 3, em Franca/SP. Esse público, gratuitamente, é inserido em conteúdos como: manejo básico de computadores, acesso internet e correios eletrônicos, sistemas de busca, uso de álbuns digitais, noções de segurança, sites de relacionamento, entre outros conteúdos tecnológicos básicos.

Para encerrar o ano de 2013, o curso de Psicologia foi avaliado novamente, no ENADE/MEC com nota 4. Também o conceito preliminar do curso foi 4. Também os cursos de Administração, Ciências Econômicas, Turismo e Comunicação Social – Publicidade e Propaganda – obtiveram nota 3.

Foi realizado curso de aperfeiçoamento em Libras, para funcionários da Prefeitura Municipal de Franca, em acordo firmado entre a IES e sua mantenedora.

Continuaram as atividades de parceria com o Instituto Pró-Criança, que atende a quase 300 crianças e adolescentes.

Também tiveram continuidade as reuniões do Comitê de Ética da IES.

Dessa forma, tanto em questões acadêmicas, quanto de pesquisa e extensão e mesmo em ações filantrópicas, estão sendo realizadas atividades que contribuem para concretizar ainda mais a seriedade que a Instituição pratica na formação de seus estudantes.

Páginas: 1 2 3 4 5